
Inflexível, incorruptível – Homem de fortes convicções que não se rende perante o que quer que seja.. Refém de dois principios fundamentais: Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti.. e Sempre fiel..
segunda-feira, 11 de maio de 2009
ARTIGO DE NUNO MARKL P/ OS TRINTÕES

publico porque sim, só lê quem quer..

Há uns tempos vi, no Largo do Carmo, um bando de uns 15 putos e pitas, vestidos à "dread" com roupinha acabada de comprar na "Pepe Jeans". Um dos putos que ia à frente, não devia ter mais de 16 anos, vem a falar à idiota como se fosse dono da rua, saca duma lata de tinta e escrevinha qualquer coisa de merda na parede. Todos se riram, todos adoraram, e ele foi, durante cinco minutos, o maior do bairro. Não fiz nada, mas devia ter-lhe partido a boca toda.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
ser professor
excertos..
domingo, 3 de maio de 2009
Ayrton Senna da Silva







Depois desse dia a Formula1 para mim simplesmente acabou..


Estaremos na ante-véspera do Apocalipse??

Na escala biológica verifica-se um crescimento exponencial. A humanidade precisou de um milhão de anos para atingir, em 1850, uma população de um bilião de pessoas. Os espaços temporais entre os índices do crescimento populacional diminuem cada vez mais, e é cada vez mais previsível que até 2050 haverá dez mil milhões de humanos.
Microcosmos da bióloga Lynn Margulis e do filho Dorion Sagan

O prémio Nobel de Medicina em 1974, Christian de Duve, afirma no seu livro Vital Dust que estão sendo verificados sintomas que no passado precederam grandes extermínios. A cada ano desaparecem 300 espécies vivas porque chegam ao seu clímax evolutivo. Devido à pressão industrial global sobre a biosfera, o total de desaparecimento de espécies está a chegar a 3,5 mil por ano.

A vontade de viver induz-nos a imaginar formas de sobrevivência além da Terra. O astrofísico Stephen Hawking concebe a possibilidade de uma colonização extra-solar com uma espécie de veleiros espaciais impulsionados por raios laser. Contudo, para chegar a outros sistemas planetários, teríamos de percorrer biliões e biliões de quilómetros, faltariam séculos.

O que pensa a teologia cristã deste eventual desaparecimento da espécie humana?

No entanto, não seria uma tragédia absoluta. Quando o Filho de Deus assumiu a nossa humanidade, foi ameaçado de morte por Herodes. Durante sua vida foi rechaçado, preso, torturado e, finalmente, assassinado na cruz. Somente então se formalizou o pecado original, que é um processo histórico de negação da vida. Maior perversidade do que matar uma criatura, tirar-lhe a vida, é matar o Autor da vida, o Deus encarnado. Porém, os cristãos testemunham que a última palavra não é a morte, mas a resolução, que não é a reanimação de um cadáver. É a plena realização das potencialidades do ser humano, uma verdadeira revolução dentro da evolução.
Talvez aconteça um salto na direcção anunciada por Pierre Teillhard de Cardin, em 1933: uma irrupção da noosfera, isto é, daquele estado de consciência e de relação com a natureza que inaugurará uma nova convergência de mentes e corações e daí a uma nova era da condição humana. Nesta perspectiva, o cenário actual não seria de tragédia, mas de crise. A crise é purificação e maturidade. Prenuncia um novo início, a dor de um parto promissor e não as penas do naufrágio da aventura humana. O que pode acabar não é a vida humana, mas esta vida humana insensata que ama a guerra e a destruição em massa.
Temos que inaugurar um mundo humano que respeite a vida, dessacralize a violência, que seja pródigo em amor e cuidado a todos os seres, que pratique a justiça verdadeira, que venere o mistério do mundo ao qual chamamos fonte originária ou Deus. Ou, simplesmente, que aprendamos a tratar humanamente todos os seres humanos e com compaixão e respeito toda a criação. Tudo o que existe merece existir. Tudo o que vive merece viver. Especialmente o ser humano.
por vezes é precisso pensar qual o fim..
.jpeg)
Crescimento urbano de Sidney: 1975 e 2002..
(Fonte: UNEP)
.jpeg)
Desflorestação no estado brasileiro da Rondônia: 1975 e 2001..
(Fonte: UNEP)
.jpeg)
O Tsunami que atingiu a Indonésia, 2004..
(Fonte: Guardian)
.jpeg)
O Lago Chade, em África: 1972 e 2001..
(Fonte: UNEP)
PORTUGUESES os peregrinos do mundo

Norte de África:





Terra Nova (1501–1570?) • Labrador (1501-1570?) Nova Escócia (1519–1570?)



quarta-feira, 29 de abril de 2009
29 de Abril de 2009
Confesso que hoje é um dia especial para mim.. é como que o terminar de uma época na minha vida que em bom pensamento marxista diria que foi um plano quinquenal concluído com sucesso na curta, longa caminhada que é a vida temporal.
Que do muito arvoredo assi se chama;
Das que nós povoamos a primeira,
Mais celebre por nome, que por fama;
Mas nem por ser do mundo a derradeira,
Se lhe avantajam quantas Vénus ama;
Antes, sendo esta sua, se esquecera
De Cypro, Gnido, Paphos e Cythera.”
In Lusíadas
“... porque não estabelecer uma necessária “intimidade” entre os saberes curriculares e a experiência social que eles têm como indivíduos”
Presidente:
Maria Filomena Alves Velho Soares (Escola Secundária Jaime Moniz) número 1174
Secretários
Marco Barbosa Teles (Escola Básica e Secundária de Machico) número 937
João Daniel Gomes Luís (Escola Básica e Secundária da Torre) número 838
Presidente
Maria Hiolanda da Silva Vieira (E. B. e S. Ângelo Augusto da Silva) número 1172
Secretários
Maria Inês Mendonça Andrade (Escola Básica e Secundária de Santana) número 1175
Edgar Valter Castro Correia (Escola Básica e Secundária do Porto Moniz) número 1177
Direcção:
Presidente:
Joaquim José Sousa (Escola Básica do Porto da Cruz) número 1167
Vice-Presidente
José Ilídio Sousa (E. B. e S. Ângelo Augusto da Silva) número 1178
Vogais
Ana Luísa Cunha Rodrigues (Escola Básica e Secundária de Santa Cruz) número 1166
Hélder Joaquim Ferreira de Sousa (Escola Básica do Porto da Cruz) número 1169
Sara Cristina Caldeira Martins dos Santos (E. B. D. Lucinda de Andrade ) número 1180
Sérgio Paulo Alves Carvalho (Escola Básica e Secundária de Machico) número 1168
Tesoureiro
José Arlindo Aguiar Gouveia (Escola Básica e Secundária de Santa Cruz) número 1163

Áreas de Intervenção/Actividades
“A Educação Geográfica contribui para (...) que os indivíduos tenham consciência do impacto do seu próprio comportamento e do das sociedades onde vivem”.
Relações Institucionais
Coordenador: Joaquim Sousa
A Nível Regional
Secretaria Regional da Educação – Trabalhar em conjunto com a Secretaria Regional de Educação para a implementação da Geografia como disciplina geradora de princípios básicos de cidadania;
Defesa da habilitação própria dos docentes de Geografia para a docência da disciplina de História e Geografia de Portugal;
Elaboração do manual de Geografia da Madeira, enquanto complemento do processo de ensino aprendizagem;
Integração da Geografia nos projectos de desenvolvimento educativo;
Desenvolvimento de todos os protocolos que visem uma melhoria e um aprofundamento da Educação Geográfica em geral e da que diz respeito à Região Autónoma da Madeira, em particular.
A Nível Regional/ Nacional/Internacional
Congressos e Seminários – propõe-se a delegação da Madeira dar visibilidade à actividade dos professores de Geografia, assim como à importância que os mesmos podem ter para o desenvolvimento da região, através da realização de um congresso anual e de outras actividades, das quais destacamos as seguintes:
- Julho de 2004 – “Repensar a Madeira no contexto das Regiões Ultra-periféricas da União Europeia” – integrada no âmbito da Madeira Região Europeia de 2004;
- 2005 – Organização de Congressos – para o qual nos propomos fazer parcerias cientificas e logísticas com diversas entidades, nomeadamente Universidades e Departamentos do Governo Regional
- 2006 - Organização do XX Encontro Nacional de Professores de Geografia;
- Relações com organizações internacionais que possam contribuir para a valorização da educação geográfica.
- Regionalização do currículo de Geografia.
Formação Contínua
Coordenadora: Bernardete Gonçalves
Formação – pelo menos quatro acções por ano;
· As novas tecnologias e o ensino da Geografia;
· A educação Geográfica como factor de Cidadania;
· Geografia – da investigação aplicada à sala de aula;
· Expressão Dramática – práticas de intervenção/animação no quotidiano da Escola;
· Formação dos docentes de Geografia ao nível da Geografia Regional;
- A formação contínua terá, sempre que o solicitar, o apoio do Centro de Formação Professor Orlando Ribeiro, nas modalidades que vierem a ser definidas caso a caso.
- Ligação às Escolas – Pretende a delegação apoiar os docentes de Geografia em todas as suas actividades, na sua integração no meio, na actividade lectiva através de uma base de recursos que os docentes poderão utilizar.
Centro de Recursos
Coordenador: José Ilídio Sousa
Multimédia – Grupo de trabalho que pretende estimular a ligação em rede de todos os docentes de modo a possibilitar um real intercâmbio de informação
· Criação de um grupo de trabalho para, em conjunto com os órgãos nacionais da APG, produzir e fazer a manutenção da página do Secretariado e da Delegação Regional da Madeira;
· Divulgação na Internet do trabalho desenvolvido pelos professores;
· Ligar a página desenvolvida pelo Secretariado Regional da Madeira à página da Associação de Professores de Geografia;
· Criação e manutenção de uma base de dados de e-mails, de modo a possibilitar a troca de experiências e práticas didácticas;
- Mediateca – A delegação na Madeira da A.P.G. propõe-se organizar na sua sede uma biblioteca temática com o apoio de instituições públicas e privadas.
- Promover protocolos com editoras, entidade públicas e privadas de modo a podermos sem despesa criar um espólio bibliográfico.
Publicações
Coordenador: Sérgio Carvalho
- Boletim “ Geo-madeira ”– A delegação propõe-se divulgar as actividades desenvolvidas pelos professores de Geografia em toda a região, assim como as actividades desenvolvidas pela Associação e pela delegação da Madeira.
- Arquivo – A delegação pretende fazer a recolha de todas as informações/ notícias de carácter geográfico na imprensa escrita, na T.V. e na Rádio, regional e nacional.
· Associações de Professores e Sindicatos - Pretende a delegação da Madeira da A.P.G. estabelecer com todas as associações de professores e instituições sindicais relações de partilha de informação, sempre no âmbito pedagógico-didáctico.
Educação Ambiental
Coordenador: Sara Santos
A humanidade vive um momento de viragem decisiva na sua história. Pela primeira vez, é legitimo falar num futuro comum a todas as mulheres e homens. Hoje, ao contrário do que sempre ocorreu nas épocas históricas anteriores, as transformações técnicas, científicas, políticas e económicas não demoram milénios ou séculos a manifestar-se à escala global. As grandes mutações do nosso tempo tornam-se planetárias, nas suas consequências positivas e negativas, quase em tempo real.
Esta é uma época de vertiginosa e acelerada transição. Uma mudança atravessada, todavia, pela presença de forças e tendências fortemente contraditórias.
Nunca o conhecimento atingiu horizontes tão vastos, contudo, jamais foram tão penosos os obstáculos para gerir com sabedoria e equidade as suas aplicações técnico-práticas.
Neste contexto esta associação procurará ser o elo de ligação entre a preservação e a protecção do meio ambiente.
- Secretaria Regional do Ambiente. Se um dos pressupostos do ensino da Geografia é o desenvolvimento de competências ambientais, e se a Secretaria Regional do Ambiente tem por objectivo a defesa e preservação do ambiente, propõe-se o Secretariado da Delegação R.M., trabalhar conjuntamente com esta SRA em projectos de sensibilização e protecção do ambiente.
- Associações de defesa do ambiente – Pretende a Delegação Madeira da A.P.G. estabelecer protocolos com ONGA’s, de modo que o trabalho de uns e a função dos outros se tornem realmente complementares, em continuidade com o trabalho já desenvolvido a nível nacional, pela APG.
- Projectos de inovação ambiental – a escola tem de ser um espaço moderno e activo, nesse sentido procurará esta delegação participar (e proporcionar informação a todos os grupos disciplinares) em todos os projectos regionais, nacionais e internacionais de educação ambiental.
Educação para o Ordenamento do Território
Coordenador: Ana Luísa Carvalho
O ordenamento do território é uma das preocupações fundamentais da sociedade em que vivemos, pois constitui um elo importante para a qualidade de vida dos cidadãos. A Geografia tem aqui um papel de primazia no sentido de educar as novas gerações para um correcto olhar sobre o território e o seu ordenamento. Neste contexto esta Delegação diligenciará várias acções, nomeadamente junto das seguintes instituições:
- Câmaras Municipais no sentido dos geógrafos participarem em grupos de trabalho, seja ao nível do plano sócio ambiental. Esta interacção permite ao Geógrafo desenvolver-se enquanto profissional pois está a diversificar a sua área de actuação e ao mesmo tempo está valorizar a formação e o papel da Geografia na sociedade.
Valorização Sócio-Educativa da Geografia
Coordenador: Hélder Sousa
- Projectos e concursos – ligação e cooperação entre professores, intra e inter-escolas, nomeadamente através da promoção de actividades de diferentes tipos, que permitam a partilha e o aprofundamento de aspectos lúdico-didácticos valorizadores do papel formativo da educação geográfica.
· Organização de passeios pedestres pelas levadas da Madeira.
· Concurso de Fotografia – “Madeira uma terra de mil lugares” para alunos de Geografia;
· Organização em conjunto com a APG nacional da quinzena da Geografia;
· Concurso Regional de Geografia – com o apoio da Secretaria de Educação e da RTP- Madeira; - para os alunos de Geografia da Região;
· Taça da Madeira de Futsal – com a supervisão da Associação de Futebol da Madeira – e aberto a todos os professores a leccionarem nas escolas da Região
· Gala anual da Geografia - com a apresentação pública de trabalhos realizados pelos alunos de todas as escolas da região, assim como a atribuição dos prémios de mérito
Prioridades
“... porque não estabelecer uma necessária “intimidade” entre os saberes curriculares e a experiência social que eles têm como indivíduos” Paulo Freire
Estabelecem-se as seguintes metas para os próximos cinco anos:
· Instalação física da Delegação da A.P.G., e do centro de formação Prof. Jorge Gaspar;
· Estabelecimento de protocolos com instituições públicas e privadas no sentido de articular a Delegação, as escolas e a comunidade;
· Promoção de estratégias que permitam a formação integral do aluno com sucesso;
· Participação em todas as actividades que tornem a Escola um lugar privilegiado de estudo e de reflexão onde o trabalho em equipa e a interdisciplinaridade seja uma realidade;
· Participar activamente em consultas públicas relacionadas com a gestão e ordenamento do território;
e assim foi até 29 de Novembro de 2004..dia que conjuntamente com o Zé Ilídio e o marco Melo decidimos avançar para a AIG
terça-feira, 28 de abril de 2009
e pensar??? não..
segunda-feira, 20 de abril de 2009
pelo sul do grande Alentejo em Abril de 2009
Aljezur é uma graciosa vila portuguesa situada entre o grande Alentejo (berço de Portugal e de portugueses celebres) pertencente ao sub-distrito alentejano de Faro, com cerca de 2700 habitantes.
É sede de um município com 323,65 km² de área e 5 349 habitantes (2006), estando subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município alentejano de Odemira, a leste pelos algarvios Monchique, a sueste por Lagos e a sudoeste por Vila do Bispo e a oeste tem uma extensa costa atlântica. A costa litoral do município faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
sábado, 11 de abril de 2009
hoje fui ao estádio..
Quere-me parecer que o futebol tal qual o resto da sociedade padece da impunidade nacional, em que não interessa saber ou fazer bem, mas antes conhecer as pessoas certas..
quinta-feira, 9 de abril de 2009
23 de Março de 2009 A decisão está confirmada
Na hora da despedida e com a consciência que à medida que se foi tornando parte integrante da vida dos Geógrafos, a Associação Insular de Geografia consolidou-se, nos hábitos de professores e técnicos, com as conferências, seminários, galas, publicação de trabalhos, revista, formação, onde ciência, conhecimento, cultura, sociedade e inovação se conjugam para fazer da geografia uma ciência nobre no universo das ciências.
Assembleia Geral:
Presidente Gilda Dantas
Vice-Presidente Bernardete Pestana
Vogal Luísa Góis
Concelho Fiscal:
Presidente Sérgio Carvalho
Vice-presidente Duarte Silva
Vogal Margarida Gomes
Assembleia de Representantes
Presidente Victor Gomes
Vice-Presidente Valter Correia
Vice-Presidente Inês Mendonça
Direcção:
Presidente Joaquim José Sousa
Vice-Presidente João Daniel
Secretário-Geral Marco Teles
Director Financeiro Marco Melo
Na certeza que continuaremos na senda da inovação e da qualificação da nossa nobre ciência peço também a todos os colegas que no próximo dia 30 de Abril façam o esforço para sufragarem a nova direcção que será liderada pela Mestre Gilda Dantas (Direcção) pelo Dr. João Daniel (Assembleia Geral), pelo Dr. Sérgio Carvalho (Concelho Fiscal) e pelo Mestre Victor Gomes (Assembleia de representantes)..
que sociedade queremos??
"A corrupção é um cancro que mina a nossa democracia e que é suportado duplamente pelos contribuintes que pagam serviços mais caros e de menor qualidade. Desde presidentes de câmara (...) a ex-primeiros ministros com níveis de enriquecimento dignos de mandatários dos petrodólares de Angola, não faltam casos de enriquecimento mal explicados".
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Champions League - 2008/ 2009
José Águas
O sorteio para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões Europeus colocou frente a frente alguns dos grandes favoritos ao título. O que significa que oito destas equipas serão eliminadas nesta fase. Os principais confrontos serão Chelsea x Juventus, Real Madrid x Liverpool e Inter de Milão x Manchester United.
Os confrontos:

Panathinaikos x Villarreal – A equipa grega fez uma fase de classificação extraordinária, tendo mostrado uma boa capacidade competitiva. Porém, o “Submarino Amarelo” tem uma equipa com mais opções e mais regular. O avançado Nihat tem feito a diferença e poderá ser o destaque do duelo. – Apurado: Villarreal


Atlético de Madrid x Porto – Com um investimento forte para a temporada 2008/2009, a segunda equipa da capital espanhola realizou uma óptima primeira fase na Champions. Já a segunda equipa de Portugal o Futebol Clube do Porto não ficou atrás. Tendo-se reforçado com o super herói Hulk primeiro destaque da Liga Portuguesa, o Porto ficou em primeiro lugar no seu grupo à frente do favorito Arsenal. Será um jogo muito equilibrado. Ainda para mais quando dum lado estará um conjunto de grandes jogadores Kun Aguero, Maxi Rodrigues, Forlan, Simão Saborosa (Atlético) x e do outro uma Equipa com grandes jogadores como Lucho González ou Hulk (Porto). Apurado – Porto
Lyon x Barcelona – O tradicional vencedor do campeonato francês defronta o melhor ataque da Europa. O trio catalão Messi, Henry e Eto’o vão atormentar a defesa do Lyon. Mesmo com o Lyon muito perto de conquistar o oitavo título nacional seguido, este será o duelo mais desequilibrado de todos. O Barcelona deve atropelar e vencer as duas partidas. Apurado – Barcelona









