Inflexível, incorruptível – Homem de fortes convicções que não se rende perante o que quer que seja.. Refém de dois principios fundamentais: Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti.. e Sempre fiel..
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
domingo, 16 de agosto de 2009
1 de Setembro de 2009 - início de nova comissão de serviço
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
Despacho n.º 65/2009
A exigência de uma permanente adequação da rede escolar pública às necessidades educativas da Região determinou a publicação da Portaria n.º 55-A/2009, de 5 de Junho, a qual veio criar a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Curral das Freiras.
Conforme o disposto no n.º 1 do artigo 61.º do Decreto Legislativo Regional n.º 4/2000/M, de 31 de Janeiro, com as alterações introduzidas pelo Decreto Legislativo Regional n.º 21/2006/M, de 21 de Junho, normativo que veio aprovar o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos de educação e de ensino públicos da Região Autónoma da Madeira, os estabelecimentos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico em fase de instalação são geridos por uma comissão executiva instaladora, constituída por três ou cinco elementos, consoante o número de alunos.
Atendendo ainda que para o número de alunos do estabelecimento de ensino corresponde um órgão de gestão integrado por três elementos.
Nestes termos e ao abrigo dos artigos 14.º e 61.º do Decreto Legislativo Regional n.º 4/2000/M, de 31 de Janeiro, com a redacção dada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 21/2006/M, de 21 de Junho, conjugados com a Portaria n.º 55-A/2009, de 5 de Junho, determino:
1 - A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Curral das Freiras encontra-se em regime de instalação.
2 - É nomeado Presidente da Comissão Executiva Instaladora da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Curral das Freiras o Professor Joaquim José Batalha de Sousa, docente do grupo 420, pertencente ao quadro da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol e requisitado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Curral das Freiras.
3 - São nomeados Vice-Presidentes da Comissão Executiva Instaladora da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Curral das Freiras o Professor Francisco José Carvalho de Freitas, docente do grupo 250, pertencente ao quadro deste estabelecimento de ensino e a Professora Lígia Maria Rodrigues de Sousa Joaquim, docente do grupo 300, pertencente ao quadro da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade e requisitada na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Curral das Freiras.
4 – A comissão instaladora é nomeada pelo prazo de um ano e no âmbito das suas competências deverá promover as eleições para o Conselho Executivo ou Director.
5 - As nomeações referidas nos 2 e 3 produzem efeitos a partir de 1 de Setembro de 2009, produzindo igualmente efeitos nessa data as requisições dos docentes.
Secretaria Regional de Educação e Cultura, aos 10 dias do mês de Agosto de 2009.
O SECRETÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA,
Francisco José Vieira Fernandes
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
e hoje lembro a eternidade..
Gostava de o ter comigo. Ter. Saber que se tivesse alguma dúvida ou medo, me podia apróximar e perguntar a quem sabe, pois o pai ia-me ensinar.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
ainda que longe hoje comemoro o milagre da vida

à dias que mudam a nossa vida e dos quais sempre nos lembramos e simplesmente sorrimos tal a alegria que lhe temos associada..
bilabong boy
e este dia 4 de Agosto de 1994 foi um desses dias, pois neste dia quente de verão nascia um amigo, o nosso benjamim, o nosso menino que a todos nos encheu de alegria - João Rafael Pereira de Sousa - de quem os pais me deram a honra de ser padrinho..
Parabéns, porque completas hoje quinze anos e já estás muito grande, ainda que para nós sejas sempre o nosso menino.. Sabemos que estás a crescer, ainda que não to digamos. Tens passado por diferentes fases da tua formação física e pessoal, eras todo.. enrugadinho mesmo :), cresces-te e como acontece com todos os outros foste sofrendo alterações na tua fisionomia, que acredita ainda não acabaram.. até eu já vejo a barba a ficar esbranquiçada :)
na Expo 98
Nós sabemos que vais continuar a cimentar a tua personalidade, tua, afirmativa, sobre os teus princípios e valores que te temos procurado passar, a principal herança que a tua família te vai legar, sei porque te conheço que a vais honrar e engrandecer.., sei que irás ajustar aquilo que não gostas em ti, para continuares a melhorar e a aprender mais e mais.
quem estaria a passar na rua..
metem-me em cada uma..
o europaista..

o atleta do Belenenses
esse chapéu do estilo..
cadê a areia!!!!
Parabéns, porque porque sabes guardar um segredo e honrar um compromisso.. E também porque apreendes-te algo muito importante da comunicação - expressar sentimentos.. Acredita, é algo maravilhoso, que é bom que pratiques e vás melhorando dia a dia. Isso permitir-te-á viver de uma forma mais sã e ser mais feliz.. a vida é um eterno recomeço meu querido..
isto é que é uma terra como deve ser :)
Parabéns porque cuidas do teu corpo. Gosto de ver como te interessas por ver o que pode ser melhor para ti e depois ages decididamente em sentido positivo, pois sabes que o tabaco não dá estilo que o álcool não liberta e que a vida sem drogas é muito mais vida pois respeita a própria essência da vida.. Sei que sabes isso e és firme nas tuas convicções e isso alegra-me.
isto de ser adolescente e ter que ouvir os cotas.. sabem lá eles ;)
És fantástico e, por tudo isto quero felicitar-te. Parece-me fascinante tudo o que conseguis-te nestes quinze anos e só lamento não poder estar mais perto para poder partilhar-lo contigo.. Sinto-me muito grato a teus país por ter um afilhado como tu..

acredito em ti..
quarta-feira, 29 de julho de 2009
As mulheres mais bonitas de Portugal
'Primeiro, as verdades.O Norte é mais Português que Portugal.As minhotas são as raparigas mais bonitas do País.O Minho é a nossa província mais estragada e continua a ser a mais bela. As festas da Nossa Senhora da Agonia são as maiores e mais impressionantes que já se viram.Viana do Castelo é uma cidade clara. Não esconde nada. Não há uma Viana secreta. Não há outra Viana do lado de lá. Em Viana do Castelo está tudo à vista. A luz mostra tudo o que há para ver. É uma cidade verde-branca. Verde-rio e verde-mar, mas branca.
terça-feira, 28 de julho de 2009
pensar e reflectir

"E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente. Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros. Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram. Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre."
Miguel Sousa Tavares
domingo, 26 de julho de 2009
UMA NOVA GERAÇÃO DA FAMILIA SOUSA LEVENTA O TROFÉU
XIII triatlo Jovem de Avis - Juvenis
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Direitos humanos à moda do islão - Ainda vamos acabar com leis assim :(

Kartika Sari Dewi Shukarno foi esteve perante o juiz, esta segunda-feira, e este condenou a a sete chicotadas e a uma multa de 5,000 ringsit (984 mil euros) por consumir álcool. Para os muçulmanos consumir álcool é uma ofensa religiosa. É raro uma mulher receber esta pena, uma vez que este castigo é normalmente aplicado aos homens.
Shukarno, modelo de 32 anos, acabou por se declarar culpada das acusações de beber cerveja num bar de hotel, em Agosto de 2008.
Os clubes nocturnos da Malásia servem álcool, mas não são obrigados legalmente a verificar se os clientes são muçulmanos antes de os servirem. O clube não foi acusado de nenhuma ofensa.
O juiz não especificou o porquê de uma sentença tão severa, segundo a mesma fonte.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
e 5 anos depois... 06 de Junho de 2004 - 29 de Junho 2009
– Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de câmara de lobos
– Exma. Senhora Presidente da Assembleia-geral da Associação Insular de Geografia;
– Exmos. Colegas da Direcção da Associação insular de Geografia;
- Excelências
– Demais personalidades, minhas senhoras e meus senhores;
Boa tarde a todos e muito obrigado por se juntarem a nós nesta tarde, mau grado as vossas ocupadas agendas. A vossa presença honra-nos e por isso esperamos que o projecto que aqui vos apresentamos cumpra as expectativas e acima de tudo seja útil.
E para começar gostaria de recordar uma afirmação do Prof. Jorge Gaspar
“A constituição de uma Associação de Geografia na Região Autónoma da Madeira é um acontecimento relevante para a vida científica e pedagógica lusófona e um marco na História da Geografia portuguesa”.
É com especial emoção que participo nesta sessão, subordinada à apresentação do guia de geografia da RAM para o 9º ano e que ao mesmo tempo entronizará os novos corpos sociais da nossa Associação.
· Neste dia vão-me perdoar por falar em retrospectiva e assim começar por dizer que nem todas as nossas grandes expectativas iniciais foram atendidas em todas as áreas,
· por exemplo a revista Georam, que teve três edições e não as onze previstas para esta data”,
· mas peço-vos que regressemos dez anos atrás no tempo e ai constatamos que não tínhamos formação da nossa ciência de forma sistemática na região,
· não tínhamos esse momento memorável para alunos, famílias e professores, no qual premiamos os melhores alunos da RAM,
· não tínhamos as conferências do atlântico, seminários, encontros de geografia regional que até nós trouxemos nestes anos académicos tão consagrados como Anthoine Bailey, Louis Marrow, Eric Clark, João Ferrão, Jorge Gaspar, Carminda Cavaco, Rosário Partidário, Carlos Costa, João Albino Silva, Alejandro Gonzalez, Carlos Santana Santana, Viriato Soromenho Marques, Filipe Duarte Santos, Fernando Rebelo, João Mora Porteiro, Fancisco Ferreira, Mario Fortuna entre outros eminentes académicos que conosco partilharam o seu vasto saber na nossa região;
· ou articulistas como Durão Barroso, Alberto João Jardim, Alberto Matta, Gerardo Delgado Aguiar, Herculano Caxinho, entre outros
· Assinamos a declaração das desertas onde consagramos a importância da geografia insular e o nosso compromisso com esta.
· Hoje temos no concelho da geografia a sede social da nossa associação, e em breve certamente teremos ainda melhores instalações, com o apoio da nossa autarquia.
· Sr, presidente quando outros assobiaram para o lado dum modo desconfiado vossa excelência disse presente e sinto que vossa excelência Sabe que pode contar com a minha colaboração tal qual sempre tive a de vossa excelência.
· Instituições como a nossa só podem continuar a exercer a sua actividade com apoios, pois o saber cientifico no nosso país não dá para subsistir, ao longo destes anos a secretaria regional de educação em particular e a direcção regional de educação em especial foram garantes do funcionamento desta casa, se a câmara municipal instalou, vossa excelência sr, director regional acreditou, apoiou e deu-nos a honra de realizar um projecto que nos tínhamos proposto quando ainda éramos delegação regional da associação de professores de geografia.
· Hoje aqui neste momento concluímos o trabalho que nos solicitou com a apresentação do guia de geografia do 9º ano, Sr. Director jamais me esquecerei daquela tarde em que vossa excelência me convidou a organizar uma equipa para regionalizar os conteúdos de geografia, da confiança depositada, que foi acompanhada por efectivas condições técnicas e financeiras para realizar o projecto, sr. Director se este projecto é nosso mais foi de vossa excelência.
· E se Vossa excelência apoiou desde sempre esta instituição a mim marcou-me indelevelmente seja na maneira como exerci a liderança, seja no bom senso que me ensinou a ter nas decisões a tomar, também por isso senhor director regional estou-lhe grato e muito lhe agradeço.
· Eu agradeço a todos vós, geógrafos, tutela, autarcas, amigos pelos momentos em que tive êxito, e peço-vos desculpa pelos momentos em que dalgum modo vos defraudei.
… obrigado e bem hajam…
João Daniel, Joaquim Sousa, Rui Anacleto, Arlindo Gomes, Oliveira Rolo
domingo, 28 de junho de 2009
para ler e reflectir

Umas vezes por caridade, outras por conveniência, outras ainda por desleixo, recebemos nas nossas casas, estes restos humanos de uma cultura retrógrada, e temo-los agora instalados no sofá, de telecomando na mão, a ditar ordens sobre o que vestimos, o que comemos, o que dizemos, o que desenhamos, e a largar postas de pescada sobre aquilo que somos e o que, na sua opinião, devemos ser.
Um pouco por toda a Europa, estas guardas avançadas da jihad contam com aliados compreensivos e dispostos a pôr-se de gatas, declamando o credo multiculturalista que, manejado por uma certa esquerda, divide as sociedades e detrói o pluralismo.A História ensina-nos que uma sociedade dividida em comunidades que recusam as regras nas quais assenta a vida em comum, dificilmente sobreviverá ao tempo, especialmente quando uma dessas sub comunidades se apoia no dogmatismo e é geneticamente intolerante.
Os exemplos do suicídio europeu abundam

A Srª Rosy, chegou mesmo ao ponto de dizer que esse vestuário é um “símbolo de civilização” e equiparou-o ao crucifixo.
Esta discussão já aconteceu em França, no Reino Unido, na Holanda, etc, mas a esquerda repete, ali como em todo o lado, ad eternum as mesmas sentenças estratosféricas e erradas, as mesmas comparações disparatadas.
O véu islâmico não é um crucifixo, mas sim um símbolo externo da submissão feminina e uma marca do seu papel subordinado na vida social e familiar.
A burka é um caso extremo e tapa totalmente o rosto, deixando apenas os olhos descobertos, se bem que existam versões que até os olhos ocultam, obrigando as mulheres a ver o mundo aos quadradinhos, por detrás de uma rede. Isto cria problemas para elas, podemos imaginar, mas também para a sociedade, uma vez que dificulta a identificação e a interacção social. Mas é sobretudo uma maneira de proclamar a impureza da mulher e o seu estatuto de mera propriedade do macho.
Nas nossas sociedades, a igualdade entre sexos é algo que não podemos relativizar em função de banalidades multiculturalistas. Faz parte, tal como a liberdade de expressão, dos alicerces da civilização e tenho a certeza de que nenhum pai gostaria que as suas filhas vivessem numa sociedade onde fossem sujeitas a este tipo de imposições. É por isso que é obsceno que uma governante diga que esta vergonha é um “símbolo de civilização” .
É também falacioso comparar o uso de um crucifixo ao pescoço, com a exigência islâmica quanto ao vestuário feminino. Desde logo porque o crucifixo é um símbolo discreto, não implica discriminação sexual, nem é uma imposição cultural.
Este tipo de comparações disparatadas revela apenas a hipocrisia dos multiculturalistas sempre prontos a criticar e condenar de forma intolerante, a "sua" cultura e sociedade, ao mesmo tempo que manifestam uma excepcional tolerância e total compreensão para com as culturas alheias. É caricato que pessoas que se consideram a si mesmas “progressistas”, tenham atitudes e opiniões sobre a dignidade humana, que chocam directamente com tudo aquilo que foi duramente alcançado ao longo de séculos de luta. Em vez de procurarem alargar essa dignidade a grupos descriminados de outras culturas, dispõem-se a perpetuar situações a intoleráveis, reconhecendo estatutos opressores e discriminatórios, como aconteceu recentemente na Alemanha, onde uma juíza sentenciou que os homens muçulmanos podiam bater nas mulheres, porque era “uma questão cultural”.
No caso do véu, o argumento de que as mulheres o usam porque querem, é obsceno. Desde pequenas são sujeitas a uma pressão social e familiar a que poucas conseguem fazer frente. Em França, foram referidos inúmeros casos de ameaças explícitas e agressões por parte de “vigilantes” islâmicos, sobre as raparigas em idade escolar.
A chantagem parece resultar e aí temos as democracias a renunciarem aos seus princípios fundamentais, em nome de um multiculturalismo imbecil e suicida.
