L - O mundo vai pôr-se de acordo para adoptar um novo tratado internacional sobre as alterações climáticas?
o degelo
O mundo espera que os países participantes na Conferência de Copenhaga, prevista para Dezembro de 2009, se disponibilizem a chegar a acordo sobre o esforços que os países irão ou não fazer após terminar o calendário do protocolo de Quioto, em 2012.
A pressão é muita e o empenho da nova presidência dos EUA dá alento aos optimistas.
Mas persistem nuvens negras, a mais grave das quais a crise que o mundo atravessa e que retrai o empenho dos Governos em tomar medidas mais ambiciosas. o mundo está numa espiral destrutiva
Há também questões logísticas a considerar, refere Francisco Ferreira, da Quercus. É que até Dezembro decorrerão inúmeras reuniões que prepararão a Cimeira de Copenhaga; e os EUA, que são uma peça central, só deverão começar a participar com fôlego na reunião de Junho dado o calendário da tomada de posse da nova presidência.
E resta saber que compromissos os países estarão dispostos a assumir, já que, além das metas de redução, há questões cruciais como o apoio aos países em desenvolvimento, sem os quais qualquer acordo sairá coxo.
o planeta azul que aquece e desertifica
"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."
Albert Einstein
Albert Einstein
fenómenos extremos que se repetem
1 comentário:
A última frase é um espanto - não conhecia, mas é bem verdade!
Beijinhos doces...
PS - o mundo compromete-se, inúmeras vezes, com imensas coisas, mas concretizá-las verdadeiramente, raramente o faz...!!
Enviar um comentário