segunda-feira, 13 de julho de 2009

e 5 anos depois... 06 de Junho de 2004 - 29 de Junho 2009

Exmo. Senhor Director Regional de Educação
Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de câmara de lobos
Exma. Senhora Presidente da Assembleia-geral da Associação Insular de Geografia;
Exmos. Colegas da Direcção da Associação insular de Geografia;
- Excelências
– Demais personalidades, minhas senhoras e meus senhores;

Boa tarde a todos e muito obrigado por se juntarem a nós nesta tarde, mau grado as vossas ocupadas agendas. A vossa presença honra-nos e por isso esperamos que o projecto que aqui vos apresentamos cumpra as expectativas e acima de tudo seja útil.

E para começar gostaria de recordar uma afirmação do Prof. Jorge Gaspar
“A constituição de uma Associação de Geografia na Região Autónoma da Madeira é um acontecimento relevante para a vida científica e pedagógica lusófona e um marco na História da Geografia portuguesa”.

É com especial emoção que participo nesta sessão, subordinada à apresentação do guia de geografia da RAM para o 9º ano e que ao mesmo tempo entronizará os novos corpos sociais da nossa Associação.

· Neste dia vão-me perdoar por falar em retrospectiva e assim começar por dizer que nem todas as nossas grandes expectativas iniciais foram atendidas em todas as áreas,
· por exemplo a revista Georam, que teve três edições e não as onze previstas para esta data”,
· mas peço-vos que regressemos dez anos atrás no tempo e ai constatamos que não tínhamos formação da nossa ciência de forma sistemática na região,
· não tínhamos esse momento memorável para alunos, famílias e professores, no qual premiamos os melhores alunos da RAM,
· não tínhamos as conferências do atlântico, seminários, encontros de geografia regional que até nós trouxemos nestes anos académicos tão consagrados como Anthoine Bailey, Louis Marrow, Eric Clark, João Ferrão, Jorge Gaspar, Carminda Cavaco, Rosário Partidário, Carlos Costa, João Albino Silva, Alejandro Gonzalez, Carlos Santana Santana, Viriato Soromenho Marques, Filipe Duarte Santos, Fernando Rebelo, João Mora Porteiro, Fancisco Ferreira, Mario Fortuna entre outros eminentes académicos que conosco partilharam o seu vasto saber na nossa região;
· ou articulistas como Durão Barroso, Alberto João Jardim, Alberto Matta, Gerardo Delgado Aguiar, Herculano Caxinho, entre outros
· Assinamos a declaração das desertas onde consagramos a importância da geografia insular e o nosso compromisso com esta.
· Hoje temos no concelho da geografia a sede social da nossa associação, e em breve certamente teremos ainda melhores instalações, com o apoio da nossa autarquia.
· Sr, presidente quando outros assobiaram para o lado dum modo desconfiado vossa excelência disse presente e sinto que vossa excelência Sabe que pode contar com a minha colaboração tal qual sempre tive a de vossa excelência.
· Instituições como a nossa só podem continuar a exercer a sua actividade com apoios, pois o saber cientifico no nosso país não dá para subsistir, ao longo destes anos a secretaria regional de educação em particular e a direcção regional de educação em especial foram garantes do funcionamento desta casa, se a câmara municipal instalou, vossa excelência sr, director regional acreditou, apoiou e deu-nos a honra de realizar um projecto que nos tínhamos proposto quando ainda éramos delegação regional da associação de professores de geografia.
· Hoje aqui neste momento concluímos o trabalho que nos solicitou com a apresentação do guia de geografia do 9º ano, Sr. Director jamais me esquecerei daquela tarde em que vossa excelência me convidou a organizar uma equipa para regionalizar os conteúdos de geografia, da confiança depositada, que foi acompanhada por efectivas condições técnicas e financeiras para realizar o projecto, sr. Director se este projecto é nosso mais foi de vossa excelência.
· E se Vossa excelência apoiou desde sempre esta instituição a mim marcou-me indelevelmente seja na maneira como exerci a liderança, seja no bom senso que me ensinou a ter nas decisões a tomar, também por isso senhor director regional estou-lhe grato e muito lhe agradeço.
· Eu agradeço a todos vós, geógrafos, tutela, autarcas, amigos pelos momentos em que tive êxito, e peço-vos desculpa pelos momentos em que dalgum modo vos defraudei.
… obrigado e bem hajam…

João Daniel, Joaquim Sousa, Rui Anacleto, Arlindo Gomes, Oliveira Rolo

1 comentário:

Tita disse...

Muitos parabéns pelo teu excelente trabalho!

E nunca me esquecerei de uma frase que me disseste há uns anos atrás: "É com trabalho que tudo se consegue!"

Beijinhos doces.