sábado, 4 de outubro de 2008

Gala distingue melhores alunos

Jornal da Madeira
2 de Outubro
Cerimónia decorre sábado, no Teatro Baltazar Dias
Gala distingue melhores alunos

A Associação Insular de Geografia da Madeira (AIG) promove no próximo sábado, dia 4, a sua Gala de Mérito Académico. Esta cerimónia que acontece pelo quinto ano consecutivo vai decorrer no Teatro Municipal Baltazar Dias, com início pelas 15 horas e vai contar com a presença de algumas entidades, alunos, encarregados de educação, empreendedores, decisores políticos locais e regionais.O objectivo desta iniciativa é distinguir e premiar o melhor aluno ao nível do 9-º ano e o melhor aluno ao nível do 11.º ano, de entre as 33 escolas públicas e privadas da Madeira.No que diz respeito à distinção deste último nível, o propósito é “chamar a atenção dos alunos para o facto de irem ingressar no último ano do Secundário” sendo que “no próximo ano, já vão competir a nível nacional com outros colegas”, explicou ao JORNAL da MADEIRA Joaquim José Sousa, presidente da Associação de Geografia. Para que tudo decorra da melhor forma têm que “ser os melhores porque são esses que entram em Medicina e nos cursos que vão de encontro aos seus objectivos”. Dados enviados pelas escolas. A AIG apura os melhores alunos através dos dados enviados pelas escolas, de maneira a saber “quem foi aquele que ao longo do ano se destacou em termos de trabalho académico”. A condição base é obterem uma média de 4 (3.º Ciclo) ou 16 (Secundário) em todas as disciplinas curriculares mas não só. Isto porque o Prémio de Mérito Académico pretende incentivar não só a potencialização da formação integral dos alunos bem como as atitudes positivas, distinguindo os que apresentam resultados escolares de nível excelente, os que participam em actividades curriculares e extracurriculares de qualidade e evidenciem atitudes e valores que sejam exemplares e socialmente reconhecidos. Distinções por ciclo e por escola, em cada Ciclo e por cada escola da Região será atribuído um prémio ao melhor aluno e um diploma que garante o mérito e a excelência. Joaquim José Sousa disse, a propósito, que a este nível coloca-se uma questão “difícil, que ainda vem da revolução pseudo-socialista que tivemos a 25 de Abril de 74, em que o mérito é um palavrão porque todos os alunos são iguais”. O responsável discorda desta situação tendo reiterado que “todos nós andámos na escola e sabemos que os alunos não são todos iguais, não têm as mesmas expectativas, há alunos que se dedicam mais”. Contudo, “pode haver alunos que trabalham muito mas pelo facto de não trabalharem bem ou não terem grandes capacidades acabam por não ser os melhores alunos”. Por isso, o que a associação faz é “premiar os melhores alunos, aqueles que têm mais capacidades e que são capazes de serem os melhores de entre os melhores”.
A Associação Insular de Geografia da Madeira é a única instituição a nível nacional e a primeira de cariz privado que premeia o mérito em larga escala.O Presidente da AIG aponta desafio regional: “É hora de ganhar batalha da qualificação”
O presidente da Associação Insular de Geografia da Madeira, Joaquim José Sousa disse ao JM que “é chegada a hora da Região ganhar a batalha da qualificação”, um trabalho que é possível procurando incentivar os jovens a quererem mais e melhor. De acordo com o responsável, a Madeira teve ao longo destes últimos 20 anos “ uma evolução extraordinária ao nível das infra-estruturas, de mentalização social”. Depois deste trabalho, “está na hora de travarmos e ganharmos a luta da qualificação”, apontou ao advertir para o facto desta ser uma realidade que “não se faz por decreto”. Joaquim José Sousa considera que “por melhor trabalho que um governo faça, a luta da qualificação ganha-se quando se consegue incentivar os nossos jovens a lutarem por mais”. De maneira que “para darmos o passo para a Região atingir níveis de excelência reais, precisamos que os jovens se dediquem”, frisou, que “dêem o melhor de si e que, também, sintam que podem fazer passar esse bem-fazer”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho fantástico, o trabalho da AIG, e o teu em particular!

Continua!!!

Beijinhos doces