quarta-feira, 9 de julho de 2008

10 lições sobre a vida, por Albert Einstein


1. Alguém que nunca cometeu erros nunca tratou de fazer algo novo. Por outras palavras, a maioria das pessoas nunca tentou coisas novas por temer o fracasso.
Ou seja:Não devemos temer as falhas. No geral os perdedores aprendem mais que os próprios vencedores. Nossos erros dão-nos oportunidade de aprender e a crescer com eles.

2. A educação é o que sobra depois que gente se esquece do que aprendeu na escola.
Ou seja: a educação é o que se aprende sobre a marcha da vida, e não os simples detalhes que alguém memoriza num momento determinado.
3. Ser suficiente artista é ter capacidade de desenhar a imaginação. A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve ao mundo.
4. O segredo da criatividade é saber esconder suas fontes.
Ou seja: quer dizer que ainda que possamos ser influenciados por outras grandes pessoas, no momento de subir a um palco devemos deixar atrás essas pessoas e convertemos-nos num indivíduo único e original, que aprende diferentes valores de diferentes pessoas.
5. O valor de um homem deve medir-se pelo que dá e não pelo que recebe.
Ou seja: não se converta em um homem de sucesso senão for um homem de valores.
6. Existem duas maneiras de viver: Pode viver como se nada fosse um milagre, ou viver como se tudo o fosse.
Ou seja nada é um milagre, você tem o poder de fazer que o seja sem limites. E quando tudo é um milagre, você detém se a apreciar até a mais pequena de todas as coisas belas do mundo. Pensar de ambas maneiras proporcionará um vida produtiva e feliz a qualquer um.
7. Quando examino a mim mesmo e aos meus métodos de pensar, chego à conclusão que o dom da fantasia significa muito mais para mim que qualquer outro talento para pensar positiva e abstractamente.
Ou seja: sonhar sobre todas as coisas que queremos na vida é a chave para uma vida cheia de positivismo. Deixa que sua imaginação te leve por todo tipo de caminhos e crie ao seu redor o mundo em você desejaria viver.
8. Para ser um membro imaculado de um rebanho de ovelhas, deve-se, antes de tudo, primeiro ser uma ovelha.
Ou seja: se desejas ser um empresário de sucesso, deves começar o teu próprio negócio imediatamente.
9. Deves aprender as regras do jogo. E depois deves jogar melhor que todos os outros.
Ou seja: faça o melhor trabalho possível que possa, como se sua vida dependesse disso, e depois quando não tiver mais contra quem competir, só se terá a si mesmo para enfrentar. Nesse momento, melhora o melhor que tenha conseguido.
10. O mais importante de tudo é nunca deixar de se perguntar. A curiosidade tem sua própria razão de existir.
Ou seja: Einstein quis dizer que as pessoas inteligentes perguntam. Não deixe de fazer perguntas a você mesmo e às outros para encontrar soluções, pois isto o ajudará a obter conhecimentos e analisar o seu crescimento em todos os caminhos da vida.

Sem comentários: