terça-feira, 1 de julho de 2008

maravilhas do futebolês


"O futebol é um jogo simples: 22 homens perseguem uma bola durante 90 minutos e no fim ganham os alemães" - Gary Lineker

"Jogar futebol é simples, mas o mais difícil que existe, é jogar futebol simplesmente" - Johan Cruyff

"Penso que o futebol é um pensamento que se joga, mais com a cabeça do que com os pés" - Milan Kundera

"Futebol não é uma questão de vida ou de morte, é muito mais importante do que isso" - Bill Shankly

"Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola" - Nelson Rodrigues

"Tudo o que sei sobre moralidade e obrigações devo-o ao futebol" - Albert Camus

"As pessoas mudam de companheira, de ideologia, de partido político, de sindicato, mas não de equipa de futebol" - Manuel Vasquez Montalban

"Em Angola quando o Benfica jogava, parava a guerra.Até o MPLA era do Benfica. Era uma sensação ainda mais estranha porque não faz sentido estarmos zangados com pessoas que são do mesmo clube que nós. O Benfica foi, de facto, o melhor protector da guerra. E nada disso acontecia com os jogos do Porto e do Sporting, coisa que aborrecia o capitão e alguns alferes mais bem nascidos. Eu até percebo que se dispare contra um sócio do Porto, mas agora contra um do Benfica?" - António Lobo Antunes

"Lá na clínica há um tipo que diz que é o Napoleão e outro que pensa que é San Martin (libertador da Argentina, Chile e Peru). Quando digo que sou o Maradona não acreditam" - Maradona, sobre a clínica onde esteve internado

"Toda a gente jogava ao ataque e toda a gente jogava à defesa - parecia free jazz" - Jean-Luc Godard - falando do Ajax de Cruyff

"marcar um golo é como ter um orgasmo" - Fernando Gomes

"O futebol é uma desculpa para sermos felizes" - Jorge Valdano

"É terrível, o carrasco face a face com a vítima.Quinze segundos pontuados com um relâmpago. A multidão ou explode ou sucumbe.O penalti é alegria ou tristeza. Nada mais" - Eric Cantona

"A bola é redonda.O jogo dura 90 minutos" - Sepp Herberger - Treinador da selecção alemã de 1954

"Os primeiros 90 minutos de cada jogo são os mais importantes" - Sir Bobby Robson

"Quando o jogo está a mil, minha naftalina sobe." Jardel (ex-avançado do Porto).

"Bom, eu não achei nada, mas o meu companheiro ali achou uma correntinha; acho que é de ouro, dá pra ele vender!" Josimar pernte a pergunda do que achou do jogo.

"Campeonatinho mixuruco, nem tem segundo turno!" Garrincha durante a comemoração da conquista da Copa do Mundo em 58.

"Que interessante, aqui no Japão só tem carro importado!" Jardel (antigo avançado do Porto e do Sporting) jogador de futebol, referindo-se aos Toyotas e Mitsubish's.

"Não foi nada de especial, chutei com o pé que estava mais a mão!" (João Pinto, jogador do Futebol Clube do Porto, de Portugal)

"Fiz o golo com a minha cabeça e a mão de Deus." (Maradona, sobre o gol na Copa de 1986 contra a Inglaterra)

"O Porto é toxicodependente de vitórias." Hêrnani Gonçalves "Bitaites" (Adjunto no F.C.Porto)

Gabriel Alves (RTP)
Jogo do Sporting. "Juskowiak a vantagem de ter duas pernas!"

No fim dum jogo da selecção nacional:"A selecção não jogou nem bem nem mal, antes pelo contrário..."

Ouve-se no estádio, algum publico a gritar: "Ó Pinto da Costa, vai pró ca...". Diz Gabriel Alves, no mesmo instante: "O publico entusiasmado... a apoiar as duas equipas..."

Durante a Final da Taça Uefa, entre Bayern e Bordéus "Reparem como os jogadores do Bayern movimentam-se descrevendo figuras geométricas .. O futebol é uma arte plástica..."

Comentário num jogo do mundial dos E.U.A (94): "Uma humidade relativa, muito superior a 100%..."

Gabriel Alves, outro brilhante e típico comentário: "Um passe para uma zona de ninguém, onde realmente não estava ninguém!"

O Grande Gabriel, no Suécia-Roménia do Mundial 94, após o golo de empate dos suecos: "Kenneth Anderson, 1 metro e 93 de golo..."

Num jogo do Benfica, Gabriel Alves... atento ao desenrolar do jogo "...O Benfica está a jogar num futebol de passe curto...(pausa)... e passe longo, consoante as ocasiões..."

Gabriel Alves, Mundial de Espanha, cerimónia de abertura:" ...e agora entram as danças sevilhanas da Catalunha..." Na mesma cerimónia, instantes depois: " ...e agora entra o Rei Juan Carlos e a PRINCESA Sofia..."

No jogo de abertura do Mundial de Espanha, Gabriel Alves, comenta: "...Maradona 26 anos joga com a bola nos pés..."

Gabriel Alves, no seu melhor estilo, no decorrer de um jogo do Brasil, no Mundial dos EUA:" Romário... jogador baixo .. possante.. possuidor.. de um GRANDE... perdão!... de um BAIXO centro de gravidade pelo que RODA muito bem sobre si mesmo, e tem GRANDE estabilidade nas curvas..."

Mestre Gabriel, numa descrição rebuscada de um jogador Russo, que participava do Euro92 "...É um jogador rápido, veloz, lesto, nada lento... muito pelo contrário!"

Gabriel Alves, Referindo-se a Beckenbauer... "Brilhante libero... Um senhor futebol que fez parte da fabulosa selecção que foi campeã MUNDIAL da EUROPA em 1974...."


No jogo Portugal-Itália a contar para o apuramento do Mundial dos EUA, a determinada altura, o dinâmico comentador José Nicolau de Melo, profere o seguinte reparo técnico: "...Estou em crer que os italianos estão a jogar na vertical de trás para a frente e de frente para trás..."

José Nicolau de Melo, comentando aficionadamente, o golo de Portugal frente à Ucrânia em 1996, num estado exaltado, saiu-lhe o seguinte... "Que GRANDE GOLO, o publico REJUBILA, o publico CANTA... Que maravilhoso espectáculo... Podem-me acusar de ser um PATRIOTEIRO barato, mas eu estou-me MARINBANDO!...".

Nos prelúdios do jogo da Taça do Rei (Barcelona-Real Madrid), David Borges (SIC), profere o seguinte reparo: "Em perspectiva um grande espectáculo de futebol, com aqueles que são os dois porta-aviões do futebol espanhol..."

Diversos

Ouve-se Costinha, com a bola na mão, dizer "Pro cara...!".Diz o comentador :"Muito bem, Costinha a incentivar os companheiros, e a mandá-los para a frente..."

Na sucessão de vários erros típicos do árbitro em campo, ouve-se o brilhante comentário:"...e o Árbitro foi agora atingido por um objecto estranho, provavelmente atirado por um TELESPECTADOR..."

Comentário final, de um jogo transmitido em directo na RTP:"Tratou-se de um jogo, incolor, insípido e inodoro..."

No campeonato inglês durante o jogo Liverpool-Manchester United, surge o seguinte comentário à actuação do jogador E.Cantona "... ele (E.Cantona) é assim mesmo... tanto parece como desaparece num jogo de futebol..."

Relato na TSF, do jogo, Vitória de Guimarães-Benfica, algum tempo depois do treinador do Benfica ter feito uma substituição... Carlos Daniel: - "...o que achas que o Benfica ganhou com esta substituição?..."Outro comentador: - "penso que o Benfica GANHOU MENOS um recuperador de bola..."

João Pinto (FC Porto) Esta frase saiu numa situação em que o JP estava lesionado ou castigado e não podia jogar. Perguntaram-lhe se a sua ausência não ia influenciar no rendimento da equipa (ou outra coisa do género): " Comigo ou SEM-MIGO, o Porto vai ser campeão! "

João Pinto foi receber um prémio qualquer e produziu o seguinte discurso: "O meu coração só tem uma cor: azul e branco."

Repórter: - João Pinto, prognósticos para este encontro? JP: - Prognósticos só no fim do jogo.

Repórter: - João Pinto, felicidades para o jogo.JP: - Obrigado, igualmente.

No fim de um jogo que o Porto ganhou:Repórter: - João Pinto, felizes com mais esta vitória? JP: - Sim, estamos felizes porque estamos contentes. Neste jogo;

JP tinha marcado um golo num remate de primeira. Entrevistado no fim do jogo, teve a seguinte afirmação: "Não foi nada de especial, chutei com o pé que estava mais à mão!"

Num domingo , depois do jogo com o Boavista:"- [O Rui Filipe] ... era um jogador com "H" muito grande, e um homem com dois "HH" muito grandes."

Outro fantástico comentário de J.Pinto:"O meu clube estava à beira do precipício, mas tomou a decisão correcta: Deu um passo em frente...."

Jornalista: "João Pinto, è supersticioso?"Resposta de J.Pinto: "Não, dá azar!"

Após uma derrota do FC Porto frente ao Marítimo, no Funchal, isto à entrada dos Balneários.Jornalista - João Pinto comentários acerca desta derrota?J.P. - Só falo quando chegar a PORTUGAL...

Rui Barros (FC Porto) Repórter - "Então Rui, confiante para este jogo?"R.B. - "...Vou dar o meu melhor de mim."

Jardel (FC Porto) Pergunta do jornalista: "Jardel... plural de irmão?" Resposta: "...Gémeos..."

Eusébio (Benfica) Um clássico. Na chegada de Eusébio a Portugal, para ingressar no Benfica, foi lhe posta a seguinte pergunta... " Eusébio, qual o seu marisco preferido ?" À qual Eusébio vivamente responde... " Tremoços!!!..."

Pinto da Costa (FC Porto) No Portugal - Suíça, jogado no estádio das Antas, a contar para a fase de apuramento para o Mundial dos EUA, o omnipresente João Pinto (FCP) enviou a bola à trave da própria baliza ao tentar fazer um corte. Comentário do presidente portista: "Chutou à barra?.. Ah, foi para não ceder canto..."

Sousa Cintra (Sporting) Momentos antes do aguardado jogo Sporting 3 - Benfica 6 "...Vai sair daqui um resultado histórico!..."

Quando há tempos, os Dire Straits se encontravam em Portugal, para actuarem no estádio de Alvalade, numa entrevista a Sousa Cintra, então presidente do Sporting...Repórter: - O que acha do Mark Knoffler (vocalista dos Dire Straits) ?Sousa Cintra: - Não duvido que seja BOM JOGADOR mas o plantel já está cheio!

Sem comentários: