segunda-feira, 30 de junho de 2008

Quimera de Genialidade


Johann Wolfgang von Goethe (Frankfurt am Main, 28 de Agosto de 1749 - Weimar, 22 de Março de 1832) foi um escritor alemão, cientista e filósofo. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatuea alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX . Juntamente com Schiller foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão Sturm und Drang.



Miguel de Cervantes e Saavedra ( Alcalá de Henares, 29 de Setembro de 1547 - Madrid, 23 de Abril de 1616), Romancista, dramaturgo e poeta espanhol.
A mais importante obra em castelhano é Don Quixote de La Mancha.


Isabel Allende Llona (Lima, 2 de Agosto de 1942) é uma jornalista e escritora chilena nascida no Peru estando actualmente radicada nos Estados Unidos da América. Filha de Tomás Allende, funcionário diplomático e primo irmão de Salvador Allende , e de Francisca Llona. Isabel é considerada uma das principais revelações da literatura latino-americano da década de 80. A sua obra é marcada pela ditadura no Chile, implantada com o golpe militar que em 1973 derrubou o governo do primo de seu pai, o presidente Salvador Allende (1908-1973). Escreveu A casa dos espíritos (1982) e ganhou reconhecimento de público e crítica. A obra é filmada em 1993 por Bille August, com Jeremy Irons e Meryl Streep. Em 1995 lança o livro Paula.


Gabriel García Marquez (Aracataca, Magdalena, 6 de Março de 1927) é o mais importante escritor colombiano.
Seu pai, homem de onze filhos, tinha uma pequena farmácia homeopática, e seu avô materno era um veterano da Guerra dos Mil Dias, cujas histórias encantavam o menino. Tinha 8 anos quando esse avô morreu. A família deixou então Aracataca devido à crise da plantação bananeira, e Gabriel estudou em Barranquilla e no Liceu Nacional de Zipaquirá, passou a juventude ouvindo contos das Mil e Uma Noites; sua adolescência foi marcada com seus livros, em especial A Metamorfose, de Franz Kafka. Ao ler a primeira frase do livro, Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranqüilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num insecto monstruoso, pensou então eu posso fazer isso com as personagens? Criar situações impossíveis? E abandonou sua faculdade para dedicar-se à literatura. Foi responsável por criar o realismo fantástico na literatura latino-americana.

René Descartes (31 de Março de 1596, la Haye en Touraine, França — 11 de Fevereiro de 1650, Estocolmo, Suécia), também conhecido como Cartesius, foi filósofo, físico e matemático francês. Notabilizou-se sobretudo pelo seu trabalho revolucionário de Filosofia, tendo também sido famoso por ser o inventor do sistema de coordenadas cartesiano, que influenciou o desenvolvimento do Cálculo moderno.


Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière (baptizado em Paris a 15 de Janeiro de 1622 - 17 de Fevereiro de 1673), foi um escritor de peças de teatro francês, além de actor e encenador. É considerado um dos mestres da comédia satírica. Teve um papel de absoluta importância na dramaturgia francesa, até então muito dependente da temática da mitologia grega. Usou as suas obras para criticar os costumes da época, criando o lema "ridendo castigat mores". É considerado o fundador, indirecto, da Comédie-Française. Dele, disse Boileau: Dans le sac ridicule où Scapin s'enveloppe je ne reconnais plus l'auteur du Misanthrope - ("No saco ridículo onde se envolve Escapino, não reconheço mais o autor de O Misantropo").


François-Marie Arouet (21 de Novembro de 1694, Paris - 30 de Maio de 1778, Paris), mais conhecido pelo pseudónimo Voltaire, foi um poeta, ensaísta, dramaturgo, filósofo e historiador iluminista francês. Iniciado maçom no dia 7 de Abril de 1778, na Loja Maçonica "Les Neuf Soeurs", da cidade de Paris.


Jean-Jacques Rousseau ( 28 de Junho de 1712, Genebra - 2 de Julho de 1778 Ermenonville perto de Paris) foi um filósofo suiço, escritor, teórico político e compositor musical autodidacta. Uma das figuras marcantes do iluminismo francês, Rousseau é também um precursor do romantismo.


Denis Diderot (5 de Outubro de 1713, Langres - 31 de Julho de 1784, Paris) foi um filósofo e escritor francês.
A primeira peça importante da sua carreira literária é Lettres sur les aveugles à l’usage de ceux qui voient, em que resume a evolução do seu pensamento desde o deísmo até ao cepticismo e o materialismo ateu, o que o leva à prisão.


Marie Henri Beyle, mais conhecido como Stendhal (Grenoble, França, 1783 - Paris 1842) foi um escritor francês reputado pela fineza na análise dos sentimentos de seus personagens e por seu estilo deliberadamente seco.

Honoré de Balzac (Tours, 20 de Maio de 1799 - Paris 18 de Agosto de 1850) foi um romancista francês. Nasceu no departamento francês de Indre-et-Loire e em 1849, com a saúde debilitada, viajou para a polónia para visitar Eveline Hanska, uma rica dama polaca com quem manteve correspondência por mais de 15 anos. Em 1850 , três meses antes da morte de Balzac, eles casaram-se.
Tendo-se tornado num dos maiores nomes do realismo na literatura, as suas obras são, no entanto, cunhadas sobre a tradição literária do romantismo francês. A sua Comédia Humana (La Comédie Humaine), reúne mais de 90 romances e contos, procura retratar a realidade da vida burguesa da França na sua época.


Victor Hugo (26 de Fevereiro de 1802 em Besançon - 22 de Maio de 1885, Paris) foi um escritor e poeta francês, autor de Les Misérables e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras.



Alexandre Dumas, pai (Villers-Cotterêts, 24 de Julho de 1802 — Puys, 5 de Dezembro de 1870) foi um romancista francês. O seu nome de baptismo era Dumas Davy de la Pailleterie. Nasceu na região de Aisne, próximo de Paris. Era neto do marquês Antoine-Alexandre Davy de la Pailleterie e de uma escrava (ou liberta, não se sabe ao certo) negra, Marie Césette Dumas.



Alexandre Dumas, filho, (27 de Julho de 1824 - 27 de Novembro de 1895) filho de Alexandre Dumas, pai, foi um escritor francês que seguiu os passos de seu pai tornando-se um conceituado autor de livros e peças de teatro.


Pierre-Joseph Proudhon (15 de Janeiro de 1809, Besançon, França - 19 de Janeiro de 1865, Paris, França).
Foi um anarquista francês, o principal, cuja influência é sentida até os dias de hoje. Acabou sendo um dos que iniciaram a propor uma ciência da sociedade. Em seu ensaio Qu'est-ce que la propriété?, afirma « La propriété c'est le vol » (A propriedade é o roubo). Em seu livro Les confessions d'un révolutionnaire, ele afirma, entre outras coisas: « L'anarchie c'est l'ordre » (A anarquia é a ordem).


Charles-Pierre Baudelaire (Paris, 9 de Abril de 1821 — Paris, 31 de Agosto de 1867) foi um poeta e teórico da arte francês. É considerado um dos precursores do Simbolismo, embora tenha se relacionado com diversas escolas artísticas. Sua obra teórica também influenciou profundamente as artes plásticas do século XIX.


Júlio Verne (em francês Jules Verne) (Nantes, 8 de Fevereiro de 1828 — Amiens, 24 de Março de 1905) foi um escritor francês. Filho mais velho dos cinco filhos de Pierre Verne, advogado (avoué), e Sophie Allote de la Fuÿe, esta de uma família burguesa de Nantes. É considerado, por críticos literários, o precursor do género de ficção científica, tendo feito predições em seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua.

Jean-Paul Charles Aymard Sartre (Paris, 21 de Junho de 1905 — Paris, 15 de Abril de 1980) foi um filósofo existencialista francês do início do século XX. Dizia vir a existência antes da essência. Assim, no existencialismo (que começa com Kierkegaard, 1813-1855 - Ou até mesmo antes com Blaise Pascal, 1623-1662 ou Santo Agostinho 354-430), o papel da filosofia é invertido. Desde Platão, quando temos o nascimento da linguagem filosófica (em forma de diálogos), a preocupação desta é o universal em detrimento do particular.


Edgar Allan Poe (Boston, 19 de Janeiro de 1809 — Baltimore, 7 de Outubro de 1849) foi um escritor, poeta, romancista, crítico literário e editor estado-unidense.
Poe é considerado, juntamente com Jules Verne, um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica modernas. Algumas das suas novelas, como The Murders in the Rue Morgue, The Purloined Letter e The Mystery of Marie Roget, figuram entre as primeiras obras reconhecidas como policiais, e, de acordo com muitos, as suas obras marcam o início da verdadeira literatura norte-americana.
Dan Brown (Exeter, 22 de Junho de 1964) é um escritor norte-americano. Seu maior sucesso foi o polémico best-seller O Código da Vinci, mas seus outros três livros também tiveram uma grande vendagem. É actualmente um dos escritores mais famosos no globo, tendo seus livros traduzidos e vendidos em grande escala em diversos lugares do mundo. Entre seus grandes feitos, está o de conseguir colocar os seus quatro primeiros livros simultaneamente na lista de mais vendidos do The New York Times. Actualmente, encontra-se a desenvolver um novo projecto, um livro ainda sem prazo para lançamento, The Solomon Key.


Ernest Hemingway (Oak Park, 21 de Julho 1899 — Ketchum, 2 de Julho 1961) foi um escritor dos Estados Unidos da América.
Trabalhou como correspondente de guerra em Madrid durante a Guerra Civil Espanhola e a experiência inspirou uma de suas maiores obras, Por quem os sinos dobram.



James Augustine Aloysius Joyce (Dublin, 2 de Fevereiro de 1882 — Zurique, Suíça, 13 de Janeiro de 1941) foi um escritor irlandês expatriado.
É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX. As suas obras mais conhecidas são o volume de contos Dublinenses (1914) e os romances Retrato do Artista Quando Jovem (1916), Ulisses (1922) e Finnegans Wake (1939) - o que se poderia considerar um "cânone joyceano".


George Bernard Shaw (Dublin, Irlanda, - Ayot Saint Lawrence (Hertfordshire), Inglaterra,), escritor, jornalista e dramaturgo irlandês, cujas comédias satíricas o tornaram seu autor conhecido pelo espírito irreverente e inconformista.



Arthur Ignatius Conan Doyle (22 de Maio de 1859, em Edimburgo, Escócia - 7 de Julho de 1930, em Windlesham, Sussex, Inglaterra), mais conhecido como Sir Arthur Conan Doyle, foi um escritor britânico, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detective Sherlock Holmes, que foram consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi um escritor prolífico cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesia e obras de não-ficção.



William Shakespeare (23 de Abril de 1564 Stratford-upon-Avon - 23 de Abril de 1616, Stratford-upon-Avon), dramaturgo e poeta inglês.
É considerado por muitos o mais importante autor da língua inglesa e um dos mais influentes do mundo ocidental. Seus textos e temas permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinema e literatura.


Fiódor Mikhailovich Dostoiévski, em russo Фёдор Миха́йлович Достое́вский, (Moscovo, 11 de Novembro de 1821 — São Petersburgo, 9 de Fevereiro de 1881) foi uma das maiores personalidades da literatura russa. Por vezes grafado como Fyodor Dostoievsky, é tido como o fundador do existencialismo, mais frequentemente por Notas do subterrâneo, o qual é descrito por Walter Kaufmann como "melhor proposta para existencialismo já escrita."



Jorge Amado (Itabuna, 10 de Agosto de 1912 — Salvador, 6 de Agosto de 2001) é um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos


Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de Junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de Setembro de 1908) foi um escritor, poeta e dramaturgo, além de crítico literário brasileiro. É considerado um dos mais importantes nomes da literatura brasileira.


Paulo Coelho (Rio de Janeiro, 24 de Agosto de 1947) é um escritor e compositor brasileiro.


Mia Couto (1955-) é o nome literário de um dos escritores moçambicanos mais conhecidos no estrangeiro. António Emílio Leite Couto ganhou o nome Mia do irmãozinho que não conseguia dizer "Emílio".


Homero (gr. Ὅμηρóς) foi o primeiro grande poeta grego cuja a obra chegou até nós. Teria vivido no século VIII a.C., período coincidente com o ressurgimento da escrita na Grécia. Consagrou o género épico com as obras Ilíada e Odisseia. Além destas, mas sem confirmação histórico ou literário, são-lhe atribuídas as obras Margites, poema cómico a respeito de um herói trapalhão; a Batracomiomaquia, paródia burlesca da Ilíada que relata uma guerra fantástica entre ratos e rãs, e os Hinos homéricos

Sem comentários: