terça-feira, 17 de junho de 2008

mas o que é ser inteligente??

O que é ser inteligente - podemos definir que inteligente é aquele que tem capacidade mental de raciocinar, planear, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e acima de tudo aprender.
Testes de inteligência - Os testes de inteligência surgiram na China, no século V, e começaram a ser usado de um modo cientifico em França, no século XX:
A classificação actual é:
QI acima de 127: Superdotado
121 - 127: Inteligência superior
111 - 120: Inteligência acima da média
91 - 110: Inteligência média
81 - 90: Embotamento ligeiro
66 - 80: Limítrofe
51 - 65: Debilidade ligeira
36 - 50: Debilidade moderada
20 - 35: Debilidade severa
QI abaixo de 20: Debilidade profunda
Perante tudo isto a pergunta é?
1. O que é o Saber - em sentido popular, numa sociedade baseado no cientificamente comprovado mas sem prova feita, o saber assenta em falar de cor, em se ser o que não se é e em ocupar postos para que não se tem formação.
2. Para que serve então o saber - para nada. Mais vale parecer, arvorar alguma coisa do que na realidade saber algo.
3. Que tipos de conhecimento existem - Científico, Prático e Técnico.
4. Conhecimento Sensorial: É o mais comum do conhecimento entre os seres humanos e animais. É obtido a partir das nossas experiências sensitivas e fisiológicas (tacto, visão, olfacto, audição e paladar).
5. Conhecimento Intelectual: Aparentemente é exclusivo do ser humano; implica a existência de formas de raciocínio mais complexo, que vai além da mera comunicação entre corpo e ambiente. Pressupõe-se a elaboração de pensamentos, da existência da lógica..
6. Conhecimento Popular: É o conhecimento tradicional (adquirido de modo quase hereditário), baseado na cultura popular, no senso comum, sem qualquer base análitica ou metodológica.
7. Conhecimento Científico: A partir duma situação especifica, explica-se a mesma por leis e sistemas, no intuito de encontrar explicações e sistematizar de modo racional aquilo que se está analisando.
8. Conhecimento Filosófico: Procura as verdades do mundo através da indagação e do debate; do filosofar.
9. Conhecimento Teológico: Conhecimento adquirido a partir da fé teológica, é fruto da revelação da divindade.
10. Conhecimento Intuitivo: Inato ao ser humano, o conhecimento intuitivo diz respeito à subjectividade. Às nossas percepções do mundo exterior e à racionalidade humana.
Qual então a importância da formação - assistimos no nosso pais a uma banalização da formação universitária, qualquer um tira um curso e qualquer curso é superior. Dos cursos médios ministrados por institutos politécnicos e escolas superiores de educação saem hoje licenciados, das universidades saem conhecedores de algo - mas de que algo??
Que sociedade estamos a criar? Não criamos conhecimento, criamos repetidores de conceitos de outros. Mas será isto conhecimento universitário? Qual a diferença entre uma boa universidade com professores consagrados e escolas superiores com licenciados amigos como formadores?
E que dizer de muitos dos mestrados ministrados para coisa alguma e sem qualquer sentido prático?
É fundamental analisar o problema, desmontar o sistema e refazê-lo sem vícios e com objectividade.

Sem comentários: