sexta-feira, 27 de junho de 2008

As 7 maravilhas da engenharia..


Eurotúnel

O Eurotúnel (Channel Tunnel) é um túnel ferroviário que liga a França à Inglaterra por baixo de água. A sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994. É o segundo mais longo túnel ferroviário do mundo, apenas ultrapassado pelo ‘’Túnel de Seikan’’ no Japão.


Torre CN

A Torre CN (CN Tower) é a estrutura (não sustentada por cabos e em terra firme) mais alta do mundo, segundo o Guinness. Sua altura total é de 553 metros e 33 centímetros, sendo que o principal observatório da torre está localizado a aproximadamente 342 metros de altura. A torre possui um segundo observatório, o Sky Pod, localizado a 447 metros de altura, o mais alto do mundo. Foi originalmente construída pela Canadian National Railway (daí o nome atual da torre para resolver constantes problemas de comunicações que aconteciam devido à construção de prédios e arranha-céus cada vez mais altos no centro da cidade, e para mostrar a força da indústria canadense.


Empire State Building

O Empire State Building (ou Edifício Empire State) é um arranha-céu localizado na 5th Avenue (Quinta Avenida) de Nova Iorque, Estados Unidos da América. Este edifício foi concebido pelo arquiteto William Lamb. O prédio foi construído em apenas catorze meses e inaugurado no dia 1 de maio de 1931. Mede 381 metros de altura e tem 102 andares. Com a antena de TV que se colocou depois, chegou a 448 metros, e era na época da sua construção o maior edifício do mundo. Foi a estrutura mais alta do mundo até a construção do World Trade Center, em Nova Iorque, e da Sears Tower, em Chicago (ambas atingindo sua altura máxima em 1973). Outro números sobre o edifício também impressionam como o seu peso estimado em 308 mil toneladas e seu volume em 1,05 milhões de metros cúbicos.


Ponte Golden Gate

A Golden Gate Bridge é a ponte localizada no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que liga a cidade de San Francisco a Sausalito, na região metropolitana de San Francisco. A ponte foi desenhada pelo engenheiro Joseph Strauss, e a sua construção foi iniciada em 5 de Janeiro de 1933; a ponte foi aberta ao tráfego pedonal no dia 27 de Maio de 1937 e ao tráfego rodoviário no dia seguinte.A Golden Gate Bridge é uma ponte suspensa. Conta 2737 metros de comprimento total, incluindo os acessos, e 1966 metros de comprimento suspenso, sendo a distância entre as duas torres de 1280 metros. Estas torres de suspensão, por sua vez, erguem-se a 227 metros acima do nível do mar, suportando os cabos que, nas pontes com esta arquitectura, suportam o tabuleiro suspenso. Isto significa que os dois cabos principais que a suportam têm de estar preparados para suportar todo o peso do tabuleiro e dos cabos que partem dos cabos principais. Cada um destes, por conseguinte, tem um diâmetro de 92 centímetros, sendo formado por 27572 cabos menores.


Usina Hidrelétrica de Itaipú

A Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, até agora a hidrelétrica de maior potência instalada do mundo (que em breve deve ser superada pela Hidrelétrica de Três Gargantas em potência instalada mas não em capacidade de geração visto que o indice pluviométrico da região de Três Gargantas não consegue suprir a sua máxima potência), é um empreendimento binacional desenvolvido pelo Brasil e pelo Paraguai no Rio Paraná no trecho de fronteira entre os dois países, 14 km ao norte da Ponte da Amizade. A área do projeto se estende desde Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, ao sul, até Guaíra (Brasil) e Salto del Guairá (Paraguai), ao norte. A potência instalada da Usina é de 14.000 MW (megawatts), com 20 unidades geradoras de 700 MW cada. No ano 2000, a usina atingiu o seu recorde de produção de 93,4 bilhões de quilowatts-hora (kWh), sendo responsável pela geração de 95% da energia elétrica consumida no Paraguai e 24% de toda a demanda do mercado brasileiro.


Diques de Marés

Os "Diques de Marés" são construções feitas entre 1950 e 1997 no sudoeste dos Países Baixos (Holanda, Bélgica e Luxemburgo) para proteger uma vasta área de terra do mar. O trabalho consiste em diques, comportas, trancas, represas e barragens contra possíveis tempestades. O objetivo das represas, comportas e barreiras era diminuir a costa holandesa e limitar a quantidade de diques a serem levantados.


Canal do Panamá

O Canal do Panamá é um canal de 82 km que corta o istmo do Panamá, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico. Devido à forma em S do Panamá, o Atlântico situa-se a oeste do canal e o Pacífico a leste, invertendo a orientação usual.O canal tem dois grupos de eclusas no lado do Pacífico e um no do Atlântico. No lado Atlântico, as portas maciças de aço das eclusas triplas de Gatún têm 21 m de altura e pesam 745 toneladas cada uma, mas são tão bem contrabalançadas que um motor de 30 kW é suficiente para abri-las e fechá-las. O lago Gatún, que fica a 26 metros acima do nível do mar, é alimentado pelo rio Chagres, onde foi construída uma barragem para a formação do lago. Do lago Gatún, o canal passa pela falha de Gaillard e desce em direção ao Pacífico, primeiramente através de um conjunto de eclusas em Pedro Miguel, no lago Miraflores, a 16,5 m acima do nível do mar, e depois através de um conjunto duplo de eclusas em Miraflores. Todas as eclusas do canal são duplas, de modo que os barcos possam passar nas duas direções. Os navios são dirigidos ao interior das eclusas por pequenos aparelhos ferroviários. O lado do Pacífico é 24 cm mais alto do que o lado do Atântico, e tem marés muito mais altas.

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