quarta-feira, 25 de junho de 2008

Câmara de Lobos - capital do mundo Xavelha

PARA SER GRANDE, sê inteiro:

nada Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive.



Autarquia simpática e actuante, que me deram a oportunidade de falar do concelho, da madeira e de Portugal aos mais jovens do concelho, nas instalações da casa da cultura de Câmara de lobos..
Tertúlias de poesia com os membros da 2ª conferência do atlântico no bar – “A toca do Lobo” com a participação da Drª Maria Favilha da Biblioteca Regional, do eminente arquitecto João Carlos Paredes, do Professor Doutor Jorge Gaspar, do Professor Dr. Lopez Trigal e dignissima esposa de Leon, dos Professores Doutores Gerardo e Alejandro de Canárias do mestre Vítor Gomes, do Dr. Daniel Luís e esposa, do Dr. Marco Melo e esposa, do Dr. Marco Teles, do Dr. Ilídio Sousa, da Dr.ª Sónia Jardim das Bibliotecas de Câmara de Lobos, do mestre José Semedo de Cabo verde, do Dr. João Lemos e deste vosso nobre servo das letras..


XAVELHA


Denominação porque é conhecido o habitante de Câmara de Lobos. A origem parece estar relacionada com um tipo de barco - o xavelha - utilizado pelos pescadores deste centro piscatório.
De todos os epítetos utilizados para referenciar o habitante de Câmara de Lobos e, em particular a sua classe piscatória, (tangerino, pisquito, charnota e chernota) este é o mais utilizado e característico, mas também o mais depreciativo de todos e aquele que é susceptível de gerar maior ofensa.



A cidade de Câmara de Lobos situa-se na costa sul da ilha da Madeira, tem cerca de 16 800 habitantes e é sede de um pequeno município com 51,82 km² de área e 34 614 habitantes (2001), encontra-se dividido por cinco freguesias. O concelho faz fronteira a norte com São Vicente, com Santana a nordeste, com o Funchal a leste, com a Ribeira Brava a oeste e com o Oceano Atlântico a sul. O concelho foi criado no ano de 1835, sendo a vila foi elevada à categoria de cidade a 2 de Agosto de 1996. O concelho é o berço da gostosa espetada madeirense e do mundialmente famoso vinho Madeira.


Bibliotecando na casa da cultura de Câmara de Lobos


Sem comentários: