sexta-feira, 27 de junho de 2008

Barack Obama



Barack Hussein Obama, Junior

(Honolulu – 4 de Agosto de 1961 – neste mesmo dia em 1994 nascia uma das grande esperanças lusitanas - João Rafael Pereira de Sousa ) é o único senador negro no senado dos Estados Unidos eleito pelo estado de Illinois.
Obama nasceu no estado do Havaí quando o seu pai, o economista queniano de religião muçulmana Barack Obama, e a sua mãe a americana cristã, Ann Dunham, de Wichita (Kansas), estudavam na Universidade do Havaí. O divorcio dos pais e o novo casamento de sua mãe levou-o a viver na Indonésia com a mãe e o seu novo marido indonésio. Aos dez anos de idade, Obama voltou para o Havaí, ficando sob os cuidados dos avós maternos.
Formou-se em Ciências Politicas pela Universidade de Columbia em Nova Iorque, tendo feito posteriormente uma pós graduação de três anos em Direito na Universidade de Harvand, concluída em 1991.


Foi o primeiro afro-americano a ser presidente da Harvard Law Review.
Em 1996 é eleito para o Senado de Illinois, mandato para o qual foi reeleito em 2000.
Em 2004 foi eleito Senador dos Estados Unidos pelo estado de Ilinois até 2011. É casado com Michelle Obama e é pai de duas meninas, Malia e Sasha.
Fez a sua carreira política em Chicago, Illinois cidade onde trabalhou, conheceu a sua esposa, constituiu família e onde durante anos foi líder comunitário e professor de Direito Constitucional numa das Universidades locais
Devido a sua historia pessoal (pai negro, mãe branca e padrasto asiático) é visto por muitos como um unificador, alguém que consegue transpor a barreira racial. O próprio Obama, já brincou com isso no programa da popular apresentadora e apoiante Oprah Winfrey, quando disse que os jantares de família "são sempre uma mini cimeira da ONU, pois tem familiares de todas as raças e etnias ".

Sem comentários: