terça-feira, 4 de novembro de 2008

Sarah Palin um terramoto político

A governadora do Alasca representa a ala mais à direita do partido republicano e é vista como um «terramoto político»
A vice de McCain reúne todas as características para se tornar na representante de uma nova geração de mulheres conservadoras em contraponto às suas adversárias democratas. Quanto mais não seja conseguiu mexer com o cenário político dos republicanos, sendo considerado por alguns analistas como um «terramoto político», ainda que possa causar alguns desconfortos a McCain.
Jovem, dinâmica, enérgica e muito conservadora, Sarah Palin sempre conciliou a sua carreira política com a de mãe de cinco filhos. O seu filho mais velho, Track, de 18 anos, alistou-se em 207 e vai ser enviado para o Iraque. O mais novo, Trig Paxson, nasceu a 18 de Abril e tem síndroma de «Down». Palin soube disso durante a gravidez, mas decidiu continuar porque é frontalmente contra o aborto.

Aliás, Sarah Palin representa a ala mais conservadora do partido republicano: é anti-aborto, é contra o casamento gay, rejeita a educação sexual na escola, defende a abstinência sexual antes do casamento (apesar de ter uma filha de 17 anos no quinto mês de gravidez), é a favor da pena de morte, defende a guerra no Iraque e ataques ao Irão, quer que a teoria do criacionismo seja ensinada nas escolas e é a favor da exploração das reservas petrolíferas americanas com vista a acabar com a dependência dos EUA em relação ao estrangeiro. Palin também é membro da National Rifle Association, a organização que defende o porte de arma para todos os cidadãos.


De miss a governadora

Nomeada uma das «40 maiores figuras com menos de 40» e «Pessoa do Ano» pelo governo do Alasca, Sarah Louise Heath Palin nasceu a 11 de Fevereiro de 1964, em Sandpoint, Idaho, mudou-se com a família nesse mesmo ano, com três meses, para Wasilla, uma pequena localidade de 8.500 habitantes situada no sul do Alasca.
Membro da Igreja Pentecostal, Palin graduou-se na escola de Wasilla, em 1982 e recebeu o bacharelado em Ciência. Em 1984 foi coroada Miss Wasilla e foi finalista do concurso de Miss Alasca, o que lhe valeu uma bolsa universitária. Frequentou a Universidade de Idaho, onde, em 1987, se formou em jornalismo e ciência política.
Palin começou a sua carreira política no conselho da pequena cidade de Wasilla, no Alasca, para o qual foi eleita duas vezes. Posteriormente foi eleita duas vezes como prefeita da comunidade tida como uma das mais prósperas do remoto Estado.
A experiência como membro do conselho e prefeita alavancou sua carreira política. Em 2006 era eleita governadora do Alasca.
Durante seu mandato como prefeita, ganhou popularidade ao reduzir os impostos sobre propriedades e ao aumentar os serviços públicos. Sob seu comando, Wasilla atraiu novas indústrias que alavancaram a economia local. Palin também foi presidente da Comissão de Conservação do Petróleo e Gás Natural do Alasca.

Sarah «Barracuda»

Antes de se dedicar à política, Sarah Palin foi jornalista de desporto em várias televisões locais. Filha de um professor de Educação Física, é uma adepta do desporto, principalmente de basquetebol, pesca e caça. Foi, aliás, quando praticava basquete que conheceu o seu marido, Todd. E foi na equipa escolar que ganhou a alcunha de Sarah «Barracuda», pela sua agressividade a jogar basquetebol. Ainda hoje mantém esta imagem de desportista como maratonista e treinadora de hóquei. Há um ano, Palin foi capa de uma edição da revista «Vogue» que apresentava o perfil da «governadora mais tórrida do Estado mais frio dos EUA».

1 comentário:

Anónimo disse...

Não sabia que tinha sido Miss...

Ando distraída!

Mas tens de concordar, para a idade dela, está fantástica!

Beijinhos doces