sábado, 9 de agosto de 2008

Nova Iorque


Nova Iorque é um dos 50 estados dos Estados Unidos da América, localizado na Região Centro-Atlântico do país. O Estado é o maior centro financeiro e comercial do país, e o quarto maior centro industrial dos Estados Unidos, perdendo apenas para Califórnia, Texas e Ohio. Está localizado no nordeste do país. O Estado, com os seus 19,4 milhões de habitantes, é o terceiro mais habitado dos Estados Unidos, superado apenas pela Califórnia e pelo Texas.
Não devemos cometer um erro que cometi por muitos anos – confundir o estado com a cidade de mesmo nome, a Cidade de Nova York, localiza-se no sul do estado. Por isto, o estado às vezes é chamado de Estado de Nova Iorque. A cidade de Nova Iorque não é somente a maior cidade de estado, com seus 8,5 milhões de habitantes (aproximadamente a metade da população do estado), como é também a maior cidade do país.
O cognome de Nova Iorque é Empire State. Os historiadores acreditam – tem sempre dúvidas que este apelido vêm de um comentário feito por George Washington - que comentou que Nova Iorque era o centro do Império (americano). O lema do Estado é Excelsior. A palavra "Excelsior" que vêm do latim, significa "Sempre Acima", "Sempre no Topo" ou "Mais Alto Ainda".
Nova Iorque foi originalmente colonizado por holandeses, que chamaram a região de Novos Países Baixos. Também fundaram um assentamento na ilha de Manhattan, chamado de Nova Amesterdão. Quando a Inglaterra conquistou o Estado aos holandeses, re-batizaram o Estado e a cidade localizada em Manhattan de New York. Nova Iorque foi uma das treze colónias inglesas que se rebelaram na Guerra da Independência, tendo um terço de todas as batalhas da guerra acontecido no Estado.
Após a guerra, Nova Iorque tornou-se o 11º Estado a entrar à União, a 26 de Julho de 1788.

1 comentário:

Anónimo disse...

As imagens continuam a ilustrar um país fantástico!