sábado, 9 de agosto de 2008

Pennsylvania

A Pensilvânia é um dos 50 estados dos Estados Unidos da América, localizado na Região Centro-Atlântico do país. O nome oficial do Estado é Commonwealth of Pennsylvania. O nome do Estado tem origem do nome do período geológico - Pennsylvaniano. A capital da Pensilvânia é Harrisburgo.
A Pensilvânia é um dos Estados mais industrializados e urbanizados dos Estados Unidos, tendo sido um dos berços da Revolução Industrial no país, que se iniciou em meados do século XIX. A Pensilvânia é uma grande produtora de produtos alimentícios transformados, e de produtos químicos e eletrónicos em geral. O Estado é o único fornecedor de antracito dos Estados Unidos (é um tipo de carvão de alta qualidade). Além disso, o estado é o maior produtor de carvão betuminoso do país.
Filadélfia é a maior cidade do Estado, sendo um grande centro portuário, bancário, financeiro e industrial. A segunda maior cidade do Estado é Pittsburgh, que é um pólo educacional e da indústria de alta tecnologia. Ambos são grandes centros históricos e culturais americanos.
A Pensilvânia é famosa pela região de Pennsylvania Dutch, localizado no sul do Estado. A região é famosa pela sua cultura — especialmente culinária e arquitectura — alemã, e pela sua grande população de origem alemã. Em inglês, Pennsylvania Dutch significa "Pensilvânia holandesa, fazendo com que muitos anglófonos pensem que a região tenha sido habitada por imigrantes de origem neerlandesa. De fato, o nome "Dutch" foi uma derivação da palavra alemã deutsch, que significa "alemão" em Língua alemã. A região de Pennsylvania Dutch é famosa nos Estados Unidos e no Canadá, sendo uma região de cunho turístico, histórico e cultural da Pensilvânia.
O nome do Estado vem de William Penn. O Rei inglês Carlos II cedeu a região a Penn em 1681. A palavra Pensilvânia significa "Floresta de Penn", que era um quaker que estabeleceu na sua colónia a liberdade religiosa, permitindo com que grupos religiosos perseguidos tais como os quakers s instalassem na região. Por isto, por vezes o estado é apelidada de The Quaker State, porque a maioria de seus habitantes, nos primórdios da colonização europeia do Estado, eram quakers. O cognome do Estado é The Keystone State.
A Pensilvânia é um dos Estados americanos mais ricos historicamente. A Pensilvânia foi inicialmente colonizada por suecos e holandeses, tendo estes sido posteriormente excluídos da região pelos ingleses. A Pensilvânia foi uma das treze Colónias britânicas que se rebelaram contra o domínio inglês na região na guerra da independência dos Estados Unidos da América. Foi na Pensilvânia que a declaração de independência foi feita e a constituição americana foi elaborada pelos pais da independência americana. A Pensilvânia tornou-se o segundo Estado americano, após ter ratificado a Constituição americana a 12 de Dezembro de 1787. Durante a Guerra Civil Americana, a Pensilvânia tornou-se palco da batalha mais sangrenta da guerra, a Batalha de Gettysburg.

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada, mais uma vez, pelas tuas informações!
Irão ser uma preciosidade para os meus alunos!!!
Beijinhos doces com saudades

Anónimo disse...

Caro amigo

Isso é que é férias. Espero que carregues bem a bateria para os desafios do próximo ano lectivo. Um abraço. Daniel