segunda-feira, 25 de agosto de 2008

os jogos que não vi :( - só pela imprensa escrita

no top em Pequim 2008

TOP
Phelps
O homem dos Jogos: o nadador norte-americano Michael Phelps é o primeiro atleta a conquistar oito medalhas de ouro numa edição de uns Jogos Olímpicos. Superou o seu compatriota Mark Spitz, sete vezes ouro também em natação nos Jogos Olímpicos de Munique 1972. Ele é o desportista com mais medalhas de ouro na história dos Jogos Olímpicos de Verão, com um total de 14 (seis delas conquistadas em Atenas 2004).
Bolt
O jamaicano Usain Bolt sagrou-se triplo campeão olímpico nos 100, 200m e estafeta 4x100m e triplo recordista do mundo nestas distâncias. A sua facilidade, a sua descontracção, o seu talento e o seu 1,96m são os símbolos da explosão da velocidade jamaicana, que conquistou também uma “tripla” nos 100m femininos nestes Jogos. Resumo de Asafa Powell: “A Jamaica é a capital mundial do sprint.”
Bekele
Numa semana, o etíope Kenenisa Bekele, 26 anos, foi medalha de ouro nos 10.000 e nos 5000 metros. É o quinto atleta da história a conseguir este feito. Tornou-se assim, em definitivo, o sucessor do seu compatriota Haile Gebreselassie, que dominou as pistas nos anos 1990 antes de se dedicar à maratona.
Isinbayeva
A saltadora russa Yelena Isinbayeva festejou o seu segundo título olímpico com o 24º recorde do mundo (incluindo pista coberta e ar livre), 5,05m no terceiro ensaio. A russa afirma que quer atingir 5,20m.
Bernard
O nadador Alain Bernard é o desportista francês com mais títulos em Pequim com o ouro em 100m livres (terceiro ouro da França em natação nestes Jogos depois de Boiteux e Manaudou), prata na estafeta 4x100m e bronze nos 50m.
China
O país aproximou-se do pleno no plano da organização – perfeita – dos Jogos e no plano desportivo. O país impôe-se a partir daqui como a primeira potência olímpica do planeta, a grande distância dos EUA, com 51 medalhas de ouro contra 36 dos norte-americanos.
Dream Team
O "Dream Team" norte-americano de basquetebol, batido nos dois últimos confrontos internacionais, nos Jogos de Atenas 2004 e no Mundial de 2006 no Japão, está de volta. Os gigantes da NBA jogaram com uma raça e uma sede de vingança que não se lhes conhecia. Eles afastaram sucessivamente a China, Grécia, Espanha, Alemanha, Austrália, Argentina e, na final, de novo a Espanha, campeã do mundo.
Grã-Bretanha
Londres organiza os próximos Jogos em 2012 e os atletas britânicos mostraram a sua ambição em Pequim onde atingiram um surpreendente quarto lugar no quadro de medalhas (19 de ouro), atrás da China, EUA e Rússia. Esmagaram no ciclismo de pista e dominaram largamente a vela.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ou muito me engano, ou estarás em Londres em 2012...

Espero que estejas bem!