segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Arizona - The Grand Canyon State

el peregrino chega ao Arizona

O Arizona é um estado do sudoeste dos Estados Unidos da América. A sua capital é a cidade de Phoenix.
Phoenix a capital do estado

As taxas de crescimento populacional do Arizona são um dos mais altos de todo o país. Entre 1990 e 2000, a população do Estado cresceu em cerca de 40%, de 3 677 985 habitantes em 1990 para 5 130 632 habitantes em 2000, mais do que qualquer outro Estado com excepção do Nevada. Entre 1950, quando o Arizona tinha 749 587 habitantes, até 2000, a população do Estado cresceu sete vezes.
Maioritariamente o Arizona possui um clima árido ou semi-árido.

um dos inumeros monumentos do estado

Estas regiões recebem menos de 40 centímetros de chuva por ano, sendo muito quentes no verão e amenos no inverno. Regiões montanhosas de maior altitude, porém, possuem um clima mais húmido e frio.

fantástico
A maior parte do Estado é escassamente habitado. A maior parte da população do Arizona concentra-se ao redor de dois centros urbanos: Phoenix, a maior cidade e capital do Estado, e Tucson.
em monumental valley

O cognome do Arizona é The Grand Canyon State. O norte do Arizona abriga uma das atracções turísticas naturais mais conhecidas dos Estados Unidos e do mundo, o Grand Canyon.

o rio colorado

Outro cognome do Arizona é The Copper State (O Estado do Cobre). O Estado possui grandes reservas deste mineral, e já foi o maior produtor nacional de cobre. Até os dias actuais, a mineração de cobre é uma importante fonte de renda do Arizona.
impresionante

Nativos americanos viviam na região onde actualmente está localizada o Arizona milhares de anos antes da chegada dos primeiros europeus.
a reserva navajo

Os nativos americanos resistiram contra a horda de colonizadores europeus que ocuparam a regiãona região. As últimas batalhas entre nativos americanos e colonos de ascendência europeia dos Estados Unidos foram realizados no Arizona.

um amigo por 17500 km

Actualmente, o Arizona, com uma população de 287 mil nativos americanos, possui a segunda maior população nativo americana dos Estados Unidos. Está atrás apenas da Califórnia.
jurassic park junto à route 66

O Arizona foi colonizado inicialmente pela Espanha, passando ao controle mexicano em 1821, quando o México tornou-se independente. Em 1848, com o fim da Guerra Mexicano-Americana, o Arizona passou a fazer parte dos Estados Unidos.
sob o rio colorado

Em 14 de Fevereiro de 1912, o Arizona tornou-se o antepenúltimo território americano a ser elevado à categoria de Estado, e o último território americano dentro dos Estados Unidos contíguos (localizado dentro do corpo principal de terra na América do Norte) a tornar-se um Estado. Somente os territórios de Alasca e de Hawai seriam posteriormente elevados à categoria de Estado.

grande festa em flagstaff

3 comentários:

Anónimo disse...

Um amigo muito giro...
17500km!!! Bem... Demoro anos a fazer isso.
As imagens são, como sempre, espectaculares.
Umas férias "em grande"!

Senti a tua falta.

Anónimo disse...

mo geografo.
grande maluko

Anónimo disse...

será el peregrino ou el solitario -foste para os states esquecer o amor? ou namorar de terra em terra com americanas e mexicanas?
Vê-la se me convidas-te. és mau
Margarida