segunda-feira, 15 de setembro de 2008

New México - Land of Enchantment

el peregrino chega ao New México

O Novo México é um Estado localizado no sudoeste dos Estados Unidos. O Novo México é o quinto maior Estado em área do país. Apenas o Alasca, a Califórnia, o Texas e o Montana são maiores. Apesar disso, o Estado, com uma densidade populacional de 5,79 hab/km², é relativamente pouco povoado. O Novo México possui uma das taxas de crescimento populacional mais altas do país.

el Malpais - parque nacional

O Novo México possui a maior percentagem de hispânicos do país. 42,1% da população possui origem hispânica, e os dois maiores grupos étnicos - espanhóis, que formam 24% da população do Estado, e mexicanos, 18% - são etnias hispânicas. A forte presença hispânica no Estado faz do espanhol, bem como o inglês, idiomas oficiais do Estado. Prevê-se que os hispânicos tornar-se-ão maioria no Estado em 2020. Cerca de 41% da população do Novo México é católica, a maior percentagem entre qualquer Estado americano. O Estado também possui a segunda maior percentagem de nativos americanos, atrás apenas do Alasca.

de traz das moitas pode sempre sair o Xerife


A economia do Novo México é diversificada. O Estado possui um forte sector pecuário, e rebanhos de gado bovino ocupam a maior parte das fazendas do Estado. O Novo México possui uma forte indústria de mineração, sendo um líder nacional na produção de petróleo. Além disso, uma geografia diversificada deu ao Estado o cognome de Land of Enrichment (Terra do Enriquecimento). A diversidade geográfica do Novo México está expressa na forma de cadeias montanhosas, florestas, desertos, rios e lagos, que atraem anualmente centenas de milhares de turistas de outras partes do país, fazendo do turismo uma importante fonte de renda do Estado.

no velho oeste de Bill The Kid

O Novo México foi inicialmente colonizado pelos espanhóis, tendo passado a controle mexicano em 1821, com a independência da mesma, tendo sido uma das províncias mexicanas. Em 1848, com o fim da Guerra Mexicano-Americana, o Novo México foi anexado pelos Estados Unidos. Sua história e sua rica cultura deram ao Novo México um segundo cognome, The Colorful State (O Estado Colorido).

na terra dos et's e dos fenómenos

2 comentários:

Anónimo disse...

Pensei que esses carros dos xerifes, eram só nos filmes - afinal são reais!

Beijinhos

Anónimo disse...

El malpais - excelente foto!