sexta-feira, 5 de setembro de 2008

última hora

Projecto Uriel
a próxima digressão ... objectivo 2010..

o projecto pan american 2010 está em marcha, se tens espírito aventureiro junta-te à iniciativa

A via Pan-americana é uma rede de estradas que se estende de norte a sul no continente americano totalizando cerca de 48000 km (o equivalente de mais ou menos vinte e nove mil milhas). Exceptuando uma pequena brecha ou lacuna de 87 km numa zona de matas tropicais na América Central, alternativamente podendo-se circuncidar esse trecho terrestre por via marítima, a rodoviária liga vários dos territórios das nações continentais americanas num sistema de transporte automóvel terrestre de dimensões verdadeiramente continentais.
Em algumas zonas, por exemplo, em Máncora, no Peru, a via Pan-americana funciona como estrada principal da localidade. Já no Canadá e nos Estados Unidos não existe uma designação oficial no sistema rodoviário que identifique a Rodovia Pan-anamericana como tal. Quase completa na sua construção, estende-se da cidade de Fairbanks, no estado do Alaska (que não conheço), Estados Unidos, à localidade de Quellón, no Chile.
A via Pan-americana atravessa várias regiões Climatéricas - (esse vai ser um problema) distintas e diversos tipos de terrenos e de sistemas ecológicos, como desertos, florestas tropicais, montanhas, zonas frias, etc.
Ao passar por tantos países distintos, logicamente, esta via não apresenta ligação ou sequer uniformidade, muito pelo contrário. Certas zonas da via somente são ultrapassáveis durante períodos de seca, já outras partes são realmente perigosos em qualquer estação do ano.
Jake Silverstein escreveu em 2006 uma breve descrição da via Pan-americana afirmando que ela é "... um sistema tão vasto, tão incompleto, e tão incompreensível que ela nem é tanto uma estrada mas mais um conceito assim como o é a própria idéia do pan-americanismo".

1 comentário:

Anónimo disse...

É fantástica a ideia de mobilidade que se irá fazer, mais de norte para sul do que Sul para Norte, servirá para combater desigualdades ou para as acentuar?!.Quanto à diversidade climática não será problema, a madeira é tão pequena e isso verifica-se em função da altitude e é optimo atendendo á varidade de paisagens que se podem contemplar.E se se criasse uma ligação Africa do sul-Noruega, unindo os dois continentes,de  certeza que haveria menos perdas humanas a atravessar o Mediterrâneo.NIca