sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Oklahoma

O Oklahoma é um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América. Limita-se ao norte com o Colorado e o Kansas, a leste com o Missouri e o Arkansas, ao sul com o Texas, e a oeste com o Texas e o Novo México.
O produto interno bruto do Oklahoma foi de 86 biliões de dólares, em 1999, e sua renda per capita foi de 23 517 dólares. As principais fontes de renda do Oklahoma são a actividade mineira, a agro pecuária e a manufactura. O Estado é o terceiro maior produtor de gás natural dos Estados Unidos, e o quarto maior produtor de trigo e carne e leite bovino do país.
O Bisonte

As maiores produções do estado são o gás natural e os alimentos.O Oklahoma tem no seu território importantes centros da economia do país, ao nível da aviação, telecomunicações e da biotecnologia

a prospecção de petróleo

O estado tem fortes preocupações com a educação e com a saúde física das populações, e as universidades estaduais tem uma participação recorde na NCAA e na NAIA, assim como as equipas das escolas secundárias são as de maior sucesso desportivo no desporto americano.

Oklahoma city a capital

As principais comunidades emigrantes são os alemães, os irlandeses e os ingleses, assim como uma forte comunidade nativo-americana, com mais de 25 linguas nativas a serem faladas.

O memorial às vitimas do atentado de 19 de Abril de 1995 em Oklahoma city

O Oklahoma está na confluência das três maiores culturas nativas, assim como na rota das caravanas dos colonos para o pacifico.

O teatro à beira rio

O Oklahoma foi o 46º Estado dos Estados Unidos a entrar na União, em 16 de Novembro de 1907. O Oklahoma possui a segunda maior população nativo americana dos Estados Unidos, atrás apenas da Califórnia.

Sem comentários: