segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

10 - Depois das festas e das prendas, perguntemo-nos o que podemos esperar de 2009?


j. José Manuel Barroso poderá conseguir os apoios necessários para ser eleito para um novo mandato de presidente da Comissão Europeia?
É provável, mas está longe de garantido. A decisão só será tomada pelos líderes da União Europeia (UE) em Junho, depois das eleições para o Parlamento Europeu e em função dos seus resultados.

À partida, Barroso tem boas condições para ser reconfirmado por mais cinco anos: tem carisma, pertence à família política certa (os conservadores do PPE), não tem por agora nenhum adversário conhecido, e conta com o apoio dos grandes Estados-membros, a quem teve o cuidado de não fazer sombra. A única dúvida real nesta frente parte da Alemanha, que ainda não digeriu a proximidade, considerada excessiva em Berlim, entre Barroso e o Presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Contra ele, o presidente da Comissão tem sobretudo a crise económica que se anuncia em 2009, a mais grave da história da UE, que poderá perturbar os resultados das eleições de Junho - incluindo uma derrota do PPE e uma forte subida dos movimentos extremistas e eurocépticos - de tal forma que leve os Vinte e Sete a decidir mudar a "cara da Europa".

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que será reeleito - tem feito um bom trabalho e é "bem visto" por todos.

Saudades!