quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

5 - Depois das festas e das prendas, perguntemo-nos o que podemos esperar de 2009?

e. O governo avança com a avaliação dos professores?
Muita parra e pouca uva, os professores que se mobilizaram contra uma lei de carreira docente duma forma nunca antes vista, acabarão por acatar a directriz do Ministério, em versão simplificada como no ano lectivo passado, pois a hipótese de revolta generalizada nas escolas entre os docentes com os mesmos a recusarem a entrega dos objectivos individuais que se propõem.
modelo de avaliação simplificado
Foi esta a cedência do Governo depois de uma chuva de críticas, manifestações e uma greve históricas, abaixo-assinados e tomadas de posição em centenas de escolas. Quem esteja em condições de pedir a reforma nos próximos três anos ficou dispensado da avaliação. Os resultados dos alunos já não contam como critério. E toda a componente científico-pedagógica pode cair, a menos que um docente ambicione ter uma nota de Muito Bom ou Excelente. Sobra a assiduidade, a participação na escola, formação contínua e a relação com a comunidade como critérios de avaliação obrigatórios.
Mário Nogueira
Mas os ânimos continuam exaltados e o ano vai começar como terminou: com uma greve marcada para 19 de Janeiro. No ano de todas as eleições, os sindicatos já prometeram não dar tréguas ao ME, nomeadamente na exigência de revisão do Estatuto da Carreira Docente. Não estaria na hora dos docentes se unirem em prol da dignificação da profissão docente??

greves - um hábito adquirido

1 comentário:

Anónimo disse...

Claro que avança com a avaliação!

Sabes, eu até concordo com a maioria das coisas...

É por os professores terem feito tantas coisas más, tantos abusos, ao longo das últimas décadas ,que hoje "paga o justo pelo pecador".

A "culpa", se é quese pode consdierar asim, é dos próprios professores!

Se a Ministra me ouve falar assim, recruta-me para a sua equipa...

Beijinhos doces!