terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Aposto em Cristiano Ronaldo (1º), Messi (2º) e Gerrard (3º)

A FIFA anunciou em Dezembro os 23 jogadores que iam disputar o prémio de melhor do mundo em 2008. A lista teve algumas curiosidades, como a indicação de seis espanhóis e apenas um brasileiro – Kaká, estaremos perante a decadência do país do futebol, que deu anteriores vencedores como: Romário (1994), Ronaldo (1996, 97 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho (2004 e 2005) e Kaká (2007).
O melhor jogador do Mundo é anunciado a 12 de Janeiro após apuramento dos votos dos treinadores e capitães de todas as selecções filiadas na FIFA.
Os 23 nomeados:

Emmanuel Adebayor (Arsenal/Togo) – Avançado alto e rápido. Tem técnica e nas duas últimas temporadas aprimorou a finalização. Fez os adeptos do Arsenal esquecer o antigo ídolo Thierry Henry.
Classificação: Bom jogador
Sergio Agüero (Atlético de Madrid/Argentina) – Uma das grandes promessas do futebol argentino. Marcou os dois golos contra o Brasil, nos Jogos Olímpicos de Pequim. Fez um bom ano tanto na selecção quanto no Atlético de Madrid. Rápido e com muita categoria. Mas quere-me parecer que ainda é cedo para ser o vencedor do troféu.
Classificação: Grande promessa
Andrei Arshavin (Zenit St. Petersburg/Rússia) – Brilhante no Campeonato da Europa, que tornou uma razoável selecção russa semi-finalista da competição, Arshavin conquistou com o surpreendente Zenit a Taça Europa. O jogador é uma das pérolas da reabertura do mercado de transferências.
Classificação: Bom jogador
Michael Ballack (Chelsea/Alemanha) – Apesar de ter marcado alguns golos importantes no seu clube e de ter capitaneado a Alemanha até a final do Campeonato da Europa, 2008 não foi para Ballack um grande ano. O capitão alemão é um líder dentro de campo, remata muito bem de longe, até poderá ficar entre os três primeiros, mas não será certamente o vencedor.
Classificação: estrela
Gianluigi Buffon (Juventus/Itália) – Um dos fiéis da “Velha Senhora” na passagem pelo inferno e do regresso à Série A do Calcio Italiano. É considerado por muitos o melhor guarda-redes do mundo. A Itália ficou pelos quartos de final do campeonato da Europa, mas não por culpa de Buffon. O início de época 2008/09, têm sido brilhante por parte do guarda-redes o que poderá fazer com que repense o abandono da Azzurra. Classificação: estrela
Iker Casillas (Real Madrid/Espanha) – Se não for o melhor está entre os melhores guarda-redes do mundo. Foi fundamental na conquista do Campeonato da Europa. Conquistou o Campeonato Espanhol com o Real Madrid, mesmo com uma defesa à sua frente muito irregular. Casillas é um guarda-redes com uma segurança espantosa.
Classificação: estrela
Deco (Barcelona, Chelsea/Portugal) – Não teve o melhor dos anos, mas a transferência para o Chelsea trouxe de volta o verdadeiro Deco. Maestro da selecção portuguesa, Deco fez um grande campeonato da Europa. Jogador de toque rápido e certeiro, têm uma visão de jogo espectacular. Não é a toa que é chamado de “O mago”. Por vezes denota alguma irregularidade.
Classificação: Grande jogador
Didier Drogba (Chelsea/Costa do Marfim) – Sem dúvida um dos melhores avançados do mundo. Um goleador nato, foi fundamental na caminhada do Chelsea até à final da Liga dos Campeões. Drogba é rápido e frente à baliza é letal. Jogador forte fisicamente, um cabeceador com grande sentido posicional. Perdeu todas as competições que disputou contra o Manchester United, não deve ficar entre os três primeiros.
Classificação: estrela
Samuel Eto'o (Barcelona/Camarões) – Também não teve o melhor dos anos. Foi o melhor marcador da CAN com 5 golos. Mas não conseguiu levantar o título, já que a selecção dos Camarões perdeu a final disputada contra o Egipto. No Barcelona, Eto’o fez uma época modesta e chegou a estar nos dispensáveis. Provavelmente está entre os 23 melhores o que mostra que o nome é fundamental para quem nomeia.
Classificação: estrela

Cesc Fàbregas (Arsenal/Espanha) – está desde muito novo no Arsenal, vindo do Barcelona. Com a saída do francês Patrick Vieira, dos Gunners, Fàbregas ganhou mais espaço e com apenas 20 anos passou a comandar a jovem equipa inglesa. Jogador de fino recorte com grande visão de jogo. Elemento da Selecção espanhola que venceu o campeonato europeu. Classificação: Grande jogador.
Steven Gerrard (Liverpool/Inglaterra) – Para mim o jogador mais completo do mundo. Tem todos os fundamentos em altíssimo nível. Tem uma técnica absurda para passar ou rematar de longa distância. Lidera o Liverpool com arte e categoria e até quando não joga bem (o que é raro), consegue desequilibrar qualquer jogo. Não acredito que esteja entre os três melhores em virtude da Inglaterra não se ter qualificado para o Campeonato da Europa.
Classificação: estrela

Zlatan Ibrahimovic (Internazionale de Milan/Suécia) – Mourinho considera-o o melhor jogador do mundo. É conhecido por “O Mágico”. Conquistou o cálcio e foi o melhor marcador da equipe de Milão. Ibrahimovic mesmo sendo um jogador muito alto, é rápido e tem uma habilidade incrível com a bola nos pés. É um jogador algo irregular.
Classificação: estrela



Andrés Iniesta (Barcelona/Espanha) – Titular indiscutível da selecção espanhola, campeã da Europa. Jogador habilidoso, com grande visão de jogo, aparecendo bem a finalizar na entrada da área.
Classificação: Bom jogador



Kaká (Milan/Brasil) – O detentor do troféu. Grande jogador, que não beneficia de jogar ao alto nível na sua selecção e a não classificação do Milão para a edição 2008/2009 da Liga dos Campeões. Pode até ficar entre os três, pelo estilo de jogo, técnica e pela grande objectividade. Definitivamente 2008 não foi o seu melhor ano.
Classificação: estrela



Frank Lampard (Chelsea/Inglaterra) – Perdeu todas as competições que disputou para o Manchester United, foi o autor do golo que poderia ter dado a Liga dos Campeões ao seu clube, derrotado nos penaltis. Tem um grande domínio e controle de bola, remata muito bem de fora da área, é exímio no jogo de cabeça. Não é um tecnicista e é algo lento. Não conquistou nenhuma das competições que disputou num ano marcado pela ausência da Inglaterra da fase final do Campeonato da Europa, dificilmente estará entre os três primeiros.
Classificação: Grande jogador.
Lionel Messi (Barcelona/Argentina) – Dios está de vuelta, fez alguns golos à Maradona, mas ainda falta algo para ser comparado ao melhor jogador de todos os tempos e novo seleccionador Argentino. Com a saída de Ronaldinho Gaúcho do Barcelona, aumentou o seu protagonismo nos jogos. Conquistou o título Olímpico com brilhantismo e talento. É um jogador com rara habilidade técnica e de condução de bola. Em alguns momentos, é quase impossível de marcar. O melhor jogador do mundo. Deve ficar, novamente, com a bola de prata.
Classificação: estrela
Franck Ribéry (Bayern de Munique/França) –Não é muito habilidoso, o que compensa com muita garra e velocidade. Não é um finalisador, mas marca muitos golos. É a estrela do Bayern de Munique e venceu o Campeonato Alemão na temporada 2007/2008.
Classificação: Bom jogador
Cristiano Ronaldo (Manchester United/Portugal) – Não é o mais fantástico jogador do mundo, mas sem dúvida, foi o melhor jogador de 2008. Conquistou dois títulos importantes com o Manchester United, o Campeonato Inglês e a Liga dos Campeões, sendo o melhor marcador de ambas, sendo hoje a grande estrela dos “Diabos Vermelhos”. Na nossa selecção, Cristiano Ronaldo é uma sombra de si mesmo. É um extremo avançado com grande robustez física, remata com grande precisão, finalização muito bem seja de curta como de longas distâncias, cabeceia muito bem e está-se a tornar um verdadeiro especialista nas bolas paradas. Vai ser coroado o melhor jogador FIFA 2008.
Classificação: estrela
John Terry (Chelsea/Inglaterra) – Este é o ano do penalti falhado que poderia ter dado a 1ª Liga dos Campeões ao Chelsea, num ano que só teve como negativo a ausência da Inglaterra do Campeonato da Europa. Pela apurada técnica, instinto de marcação, capacidade de desarme, velocidade e espírito de liderança, é hoje unanimemente considerado o melhor central do mundo. O inglês até poderia repetir o feito do italiano Cannavaro conquistando o prémio da FIFA, mesmo sendo um defesa. Classificação: estrela
Fernando Torres (Liverpool/Espanha) – A grande figura da selecção espanhola vencedora do campeonato da Europa. “El niño”, mostrou que tomou a decisão acertada quando se transferiu do Atlético de Madrid para o Liverpool. Está mais certeiro e mais poderoso no um para um. Marcou o golo da Espanha na vitória de 1 a 0, contra a Alemanha. Foi o melhor marcador do Liverpool.
Classificação: estrela
Ruud van Nistelrooy (Real Madrid/Holanda) – Para mim o melhor ponta de lança mundial. Talvez não seja tão tecnicista como Eto’o ou Drogba. Van Nistelrooy é um goleador. Foi novamente o melhor marcador do Campeonato Espanhol e venceu o título com o Real Madrid. No entanto passou ao lado do Campeonato da Europa, e assim sendo ter sido nomeado é fantástico.
Classificação: Grande jogador
David Villa (Valencia/Espanha) – da eterna esperança à confirmação, o avançado teve em 2008 o melhor ano da sua vida desportiva. Alcançou três feitos marcantes, foi o melhor marcador do Campeonato da Europa que venceu com a sua selecção, tendo relegado para o banco/ bancada Raul Gonzalez.
Classificação: Bom jogador
Xavi (Barcelona/Espanha) – Grande ano. Consegue finalizar, é um jogador de fino recorte técnico. O centro campista do Barcelona conseguiu tornar-se num dos destaques numa equipa que tem Messi, Ronaldinho, Eto’o, Deco, Henry. O ano de 2008 não foi certamente o melhor da sua carreira, mas a liderança e garra que impôs ao meio-campo da Espanha campeã europeia, colocou-o entre os melhores.
Classificação: Bom jogador

Para deixar claro a minha aposta é: 1° Cristiano Ronaldo, 2° Lionel Messi e 3° Sreven Gerrard.

Sem comentários: