terça-feira, 13 de janeiro de 2009

6 - Depois das festas e das prendas, perguntemo-nos o que podemos esperar de 2009?

f. As relações entre os inquilinos dos palácios de Belém e São Bento vão melhorar ou piorar?
O Primeiro-Ministro habituou-nos ao longo dos últimos anos a dizer que, vai continuar a dizer que as relações vão estar sempre excelentes, pese embora o que digam comentadores ou o próprio presidente da República. É a já conhecida estratégia de passar para a opinião pública a ideia de que, se há descontentamento, a culpa é do outro.

António Guterres

Como diria António Guterres: "É a vida!" Cavaco Silva, o "pai" da falecida cooperação estratégica, já provou que não se calará quando entender que deve falar. E foi mais longe do que nunca a 29 de Dezembro, no discurso sobre o Estatuto dos Açores.

Comunicação ao País do Presidente da República

Quando o Presidente da República diz que o que estava em causa era também "uma questão de lealdade" (ou da quebra dela) "no relacionamento entre órgãos de soberania", não se referia só à Assembleia da República, apontava também o dedo ao primeiro-ministro, incluindo-o entre aqueles que em privado lhe disseram uma coisa sobre o caminho que o Estatuto dos Açores seguiria e em público fizeram exactamente o contrário. O que está, pois, em causa já não é só uma questão de relacionamento ou de cooperação, é uma questão de confiança e essa parece já não existir. É claro que, em ano de anunciada crise económica, ambos se vão esforçar por que sejam alcançados entendimentos. Mas com a confiança quebrada e com Sócrates a dar sinais de que usará os conflitos com Cavaco Silva como arma para "caçar" votos à esquerda em ano eleitoral, as coisas só tendem a piorar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eles nunca se deram bem - é só fachada!!!

Vai manter-se a relação cordial...
nada de novo - tudo igual!

Saudades!!!