quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

4 - Depois das festas e das prendas, perguntemo-nos o que podemos esperar de 2009?

d.Poderá o Partido socialista ter pela 1ª vez uma dupla maioria absoluta?

O país que elegeu José Sócrates em 2005 com 46 % dos votos expressos em urna (que foi a primeira maioria absoluta alcançada pelo PS em 32 anos de democracia), tinha como principal referência de poder o PSD mais frágil da sua história. Um PSD que tinha perdido o seu líder e primeiro-ministro Durão Barroso

José Manuel Durão Barroso
eleito há apenas nove meses e que tinha assistido impotente mente à dissolução da Assembleia da República pelo Presidente por manifesta desorganização e incapacidade demonstrada pelo seu sucessor Pedro Santana Lopes, cujo governo desde a tomada de posse ficou associado a um sem número de trapalhadas.

Quando falta menos de um ano para as eleições legislativas, o PSD não estando no estado calamitoso em que encontrava em 2005, mas encontra-se com graves problemas de comunicação, tendo a sua líder Manuela Ferreira Leite (eleita apenas à seis meses) cometido gafes memoráveis 2 de Julho de 2008: “A família tem por objectivo a procriação”, 1 de Novembro de 2008: “as grandes obras publicas só ajudam a combater o desemprego de Cabo Verde e da Ucrânia”, 12 de Novembro de 2008: “Não pode ser a Comunicação Social a seleccionar aquilo que transmite”, 17 de Novembro de 2008: “Não sei se a certa altura não é bom haver seis meses sem democracia, mete-se tudo na ordem e depois venha então a democracia” que dão ao partido uma imagem pouco consentânea com a sua história.
O antigo PPD-PSD
Francisco Sá carneiro
Francisco Mota Pinto

Aníbal Cavaco Silva

Marcelo Rebelo de Sousa

Será este o partido de Francisco Sá Carneiro, Francisco da Mota Pinto, Cavaco Silva ou Marcelo Rebelo de Sousa!!

Para o PS sonhar com a sua primeira dupla maioria absoluta, terá que se preocupar para além do PSD com os partidos à sua esquerda PCP e BE que presumivelmente continuarão a subir, embalados no descontentamento latente em vários sectores da sociedade como os professores, enfermeiros e os funcionários públicos em geral. Também as relações entre o Presidente da República e o governo se têm deteriorado ao longo dos últimos meses, deixando o chefe de estado a garantia que estará atento à governação e a eventuais laivos de eleitoralismo.

Aníbal Cavaco Silva
O aparelho do PS dá sinais de estar desmobilizado e algo dividido (Manuel Alegre está dentro ou fora??) para fazer frente a três campanhas eleitorais.
Para além de tudo o país está oficialmente em recessão. E este é tendencialmente o ponto que José Sócrates e o PS, irão aproveitar ao máximo, dramatizando a situação e apresentando-se como única solução, como mandam os compêndios políticos. De modo a que os portugueses acreditem que, se não for reeleito com maioria absoluta, tudo será pior, que ao contrário de Guterres não se irá cansar de pedir, como o fez na entrevista à SIC na passada 2ª Feira.

José Sócrates

1 comentário:

Anónimo disse...

NÃO!!!

Embora muitas coisas que têm feito, e de que são criticados, sejam necessárias.

Por vezes, as pessoas não aceitam, porque não compreendem...

Beijinhos doces!