terça-feira, 6 de janeiro de 2009

3 - Depois das festas e das prendas, perguntemo-nos o que podemos esperar de 2009?

c. Irá a taxa de desemprego superar a maior taxa de sempre - 9,2% atingida no primeiro trimestre de 1986?

Atreverme-ia dum modo especulativo a responder que provavelmente "não". No terceiro trimestre de 2008, a taxa de desemprego situava-se nos 7,7 %, ainda que apresentasse uma clara tendência para subir.


Afirmam os especialistas que o desemprego é um fenómeno lento e a sua repercussão na taxa de desemprego "arrasta-se" por um extenso período.

taxa de desemprego na U.E. (2003)

Neste sentido para a taxa de desemprego atingir os 9,2 % num ano, teríamos que ter uma quebra radical da actividade produtiva. Quando uma economia se encontra em recessão é normal que muitas pessoas acabem por deixar o mercado de trabalho passando à condição de cidadãos "inactivos" ou a "activos" a tempo parcial.

no coments

Ainda que não atingindo os valores de 1986 é expectável que a taxa de desemprego no final do ano se aproxime dos 9 % e que aumente ao longo de 2010 e dizem os mais pessimistas de 2011, à medida que as empresas forem ajustando as necessidades de mão de obra em função das encomendas. Na crise de 2003 quando a economia começou a abrandar em 2002 até acabar por cair em recessão logo no primeiro trimestre de 2003, o número de inscritos nos centros de desemprego registou em Julho de 2003 - o seu maior crescimento (28 por cento em termos homólogos) - 414 mil pessoas. Só tendo no entanto atingido o seu ponto máximo em Janeiro de 2006, mês em que atingiu os impressionantes - 491 mil desempregados.


deixem-me ter a minha qualidade de vida e não chateiem

O governador do banco de Portugal anuncia uma recessão de 0,8% para 2009, o 1º Ministro afirma que a nossa economia tem "lastro" suficiente para fazer fase à crise e proteger os empregos, só nos resta acreditar e "rezar" para que a economia mundial não se retraia provocando uma crise global com consequências absolutamente nefastas para as famílias.

em tempos de crise saber poupar é muito importante

2 comentários:

Anónimo disse...

Poupar!
Poupar!
Poupar!

Sem dúvida, a palavra que mais se utiliza, neste momento. Cá em casa, já era "lema" - tornou-se ainda mais!

E o desemprego irá subir - acredita: não será nada difícil chegar aos 9%!!!

Estamos no início de Janeiro, passaram apenas 6 dias do novo ano, e já várias empresas anunciaram suspensão de fabrico ou redução dos postos de trabalho.

Por isso, espera-nos um ano muito crítico, a todos os níveis!

Beijinhos doces!

Anónimo disse...

O desemprego vai aumentar cada vez mais...

Espera-nos um ano bastante difícil!